in , ,

Quando começa o amor pelo clube de futebol?

Quando e como começamos a torcer por uma equipe?

Muitos são influenciados por algum familiar ou o momento que o time se encontra. (exemplo: os títulos do São Paulo na década de 90 e 2000) ou até mesmo pela empatia com a equipe ou torcedores. A figura do ídolo que a equipe tem, transforma torcedores? (exemplo: Zico no Flamengo, Pelé e Neymar no Santos).

Interessante é a relação de primeiro amor, dificilmente alguém troca de time, mais fácil trocar casa, carro, religião, partido político, mulher, mas o time você carrega até o final da vida. E olha que muitas vezes o clube não te recompensa reciprocamente, acaba rebaixado, com péssima administração e só aparece noticia ruim, não vence o rival sendo motivo de chacota pelos torcedores, perde jogador por falta de pagamento e pior quando acaba no maior rival.

E o atleta pode ser profissional e jogar onde lhe convém?

Difícil é quando tem uma história e identidade envolvida! O torcedor é sentimento, muitas vezes a razão não faz parte da analise da torcida! Fazendo analogia com a vida profissional de cada um, se a empresa maior concorrente de onde você estiver trabalhando fizer uma proposta vantajosa, que supere o que você está ganhando, vai negar pelo sentimento que nutre pelos diretores da empresa, colegas de trabalhos, clientes e fornecedores? Certamente 99% vão aceitar numa boa, mesmo que fique um desconforto com o antigo local de trabalho, o negocio é vestir a camisa de onde está com afinco, determinação e profissionalismo!

E por que no futebol tem que ser diferente?

Se o jogador cumpriu seu papel no clube, não está sendo valorizado como espera, não pode aceitar uma proposta em outro local? O futebol muitas vezes parece um mundo paralelo, com princípios e conceitos diferentes da sociedade! O atleta perde um pênalti, todo problema do mundo cai sobre ele, o arbitro não marcou um pênalti, vira assunto para inúmeras mesas redondas! A paixão do futebol é maravilhosa, mas não pode nos cegar de tal maneira, que não conseguirmos ver as coisas do futebol de um modo global. O futebol tem corrupção, igualmente ou até pior que na sociedade em que vivemos, o atleta tem que procurar a valorização como qualquer trabalhador deseja e o principal o amor por esse esporte que movimenta a paixão de muitos adeptos não pode acabar nunca.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Os números do Abu Dhabi, o campeão da Volvo Ocean Race 2014-15

Na fase de transição para os gramados, Nirley se mostra otimista com a recuperação da lesão