O ano de 2022 representa uma quebra da hegemonia dos famosos 5 grandes de Santa Catarina. Afinal, de 2014 até 2021, apenas três times foram campeões Catarinenses: Avaí, Figueirense e Chapecoense. No Século 21, Criciúma e Joinville também foram campeões sem dar chance para os times menores.
De 1972 pra frente, apenas o Brusque (1992) foi campeão fora dos 5 considerados grandes de hoje. O ano de 1971 teve o campeão América (de Joinville) e o vice Próspera (de Criciúma). Levou 51 anos, mas em 2022 a final será diferente: Brusque e Camboriú.
Dono da melhor campanha na primeira fase, o Brusque eliminou o Avaí (atual campeão) e o Concórdia. O Camboriú terminou em terceiro e passou pelo Marcílio Dias e Figueirense. Na primeira fase, Brusque e Camboriú empataram em 0 a 0. Ambos estão invictos jogando no Augusto Bauer. O Brusque tem a vantagem de dois empates.
E a prova que a hegemonia está em xeque veio na prática. O Criciúma nem disputou a Série A porque foi rebaixado ano passado. O Joinville não classificou entre os 8 (e quase caiu). Avaí e Chapecoense eliminados nas Quartas de Final e o Figueirense eliminado na Semi. Além de Brusque e Camboriú precisa ser reconhecida as campanhas de Hercílio Luz e Concórdia que fizeram um grande ano.
O campeão catarinense será conhecido no sábado (2). O Brusque sonha com o segundo título e a Cambura o primeiro.
GIPHY App Key not set. Please check settings