17 de julho 2015 – Enganou-se quem acreditou que o terreno escorregadio teria sido uma característica apenas do prólogo que abriu o 7º Rally Transcatarina (realizado ontem). Nesta quinta-feira, no primeiro dia de competição, o que já estava bom, ficou ainda melhor. Entre Fraiburgo e Canoinhas, SC – com parada em Timbó Grande -, a chuva deu uma trégua, mas o piso… Continuou do jeito que as duplas gostam: com muito barro.
Foram 250 quilômetros percorridos no limite da emoção, sendo 140 quilômetros navegados. Obedecer as médias de velocidade exigidas pela organização e manter o veículo no curso do caminho pediu mais do que habilidade… Neste caso, foi preciso ter coragem e força no braço. Os navegadores não puderam perder a atenção do hodometro um segundo sequer, uma vez que acertá-lo foi uma constante (os pneus perdiam a aderência com chão). As mais de 180 duplas estão divididas nas categorias Máster, Graduado, Turismo, Jeep, Passeio e Adventure.
“Hoje o dia foi ótimo! Uma prova lisa, bem elaborada, desafiadora e que proporcionou muita adrenalina. A organização está de parabéns por esse trabalho”, contou Kleber de Bairros, que ao lado do navegador Bruno de Bairros compete na categoria Turismo.
O roteiro adentrou áreas de plantações de pinus e teve travessias de rios, chão cascalhado, subidas e descidas e poças d’água. Mas o destaque deste primeiro dia de disputa foi, sem dúvida, o terreno de “sabão”.
Diante das dificuldades, eles tomaram a dianteira…
E não tem remédio… Obstáculos como os enfrentados neste primeiro dia deixaram o certame uma verdadeira loteria. Apostar em um favorito é impossível! Até mesmo os mais habilidosos não estavam confiantes de um resultado positivo. Por isso, expectativa e surpresa no anúncio do pódio, e claro, muita comemoração.
Desta forma, na categoria Máster, Rone Branco e Enedir Silva Júnior ficaram na primeira posição, provando que de lama, eles entendem. Logo em seguida no ranking vieram Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, e em terceiro lugar Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt. “Começar na frente é ótimo, pois haverá menos chances de algum carro poder nos atrapalhar. Andaremos forte nas próximas etapas para buscar a vitória. O nível da prova estava excelente e tentaremos repetir essa fórmula” , contou Enedir.
Na Graduado, Everton Gratt e Wesley Sari se destacaram e assumiram a liderança da categoria. Eles ficaram a frente de Rafael Cabongue e Neto Andrade, e Agnaldo Reis e André Reis, que ocuparam a segunda e terceira colocações, respectivamente. “Competimos juntos há 12 anos, e creio que nosso entrosamento foi fundamental para encarar o dia de hoje. Agradeço ao meu navegador, pois graças a ele conseguimos superar os obstáculos e manter a regularidade” , falou Gratt.
A disputa na Turismo foi intensa, e quem fez a melhor pontuação foram Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson. Orli Ademir Katzer e Gustavo Henrique Katzer ficaram em segundo lugar, enquanto Edson Ziolkowski e Roberto Frey ocuparam a terceira posição. “Foi um dia difícil, com obstáculos que exigiram muito de nós, sem contar que ficamos sem freio. Então, esse resultado é muito gratificante” , comemorou Alan.
Kassiano Kerber e Francisco Domingos Sette conquistaram o primeiro lugar na Jeep, seguidos de Aroldo Nery e Fábio Zagonel, e Franco Caesar Gommersbach e Lucas Albert Gommersbach. “Tivemos que superar mais do que obstáculos, mas sim, superar a nós mesmos. E por fim conquistamos esse excelente resultado” , comentou Kerber.
Esse foi só o começo
A competição continua. O segundo dia do Rally Transcatarina (sexta-feira) parte de Canoinhas rumo a Rio Negrinho, passando por Major Vieira. Serão cerca de 300 quilômetros percorridos, com 140 quilômetros de trecho cronometrado. O piso liso permanecerá, uma vez que chove bastante em todo o Estado de Santa Catarina.
“O segundo dia de prova será bem mais tranquilo, isso porque teremos fazendas planas e com piso de cascalho. As médias de velocidade estarão justas e esperar que todos os participantes aproveitem ao máximo”, disse o diretor de prova do rali, Wagner Souza.
A chegada em Rio Negrinho está prevista para às15h, atrás do Pavilhão dos Imigrantes (Ginásio de Esportes), na Travessa Aleixo Zipperer.
Nem só de disputas é feito o Rally Transcatarina. Além das categorias de competição: Máster, Graduado, Turismo e Jeep, o evento também disponibiliza as categorias Passeio – indicada para quem quer conhecer as belezas naturais e pontos históricos – e a Adventure – para os que gostam de “trilhão” e de muita adrenalina.
Prova disso foram os 170 quilômetros percorridos pela Adventure 2, que seguiram não só por partes do trajeto realizado por aqueles que buscam o pódio, como também por um roteiro repleto de lama, travessias de rios e atoleiros, de onde só era possível passar com o auxílio dos demais companheiros. “Essa é nossa primeira participação e estamos boquiabertos com a excelente organização e prestatividade da organização. Hoje foi 100% perfeito!”, elogiou Rafael dos Santos, que participa junto de Edemilson do Nascimento.
Classificação – primeiro dia do 7º Rally Transcatarina
Resultado completo em www.transcatarina.com.br
Categoria Máster
1º Rone Branco e Enedir Silva Júnior, 75 pontos
2º Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky, 74 pontos
3º Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, 66 pontos
4º Elvis Bonatti e Carlos Brandenburg, 61 pontos
Categoria Graduado
1º Everton Gratt e Wesley Sari, 66 pontos
2º Rafael Cabongue e Neto Andrade, 63 pontos
3º Agnaldo Reis e André Reis, 59 pontos
4º Júlio César Bonotto Neto e Deividi Nardi, 53 pontos
5º Dorivaldo Mueller e Bianca Mueller Ruckl, 53 pontos
Categoria Turismo
1º Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson, 77 pontos
2º Orli Katzer e Gustavo Katzer, 66 pontos
3º Edson Ziolkowski e Roberto Frey, 55 pontos
4º Denilson Bonfanti e Milton Rodrigo Merizio, 52 pontos
5º Leonardo Falcade e Davi Dal Bosco, 51 pontos
Categoria Jeep
1º Kassiano Kerber e Francisco Sette, 79 pontos
2º Aroldo Nery e Fabio Zagonel, 74 pontos
3º Franco Gommersbach e Lucas Gommersbach, 70 pontos
4º Guilherme Melere e Felipe Fuentefria, 68 pontos
Programação – 7º Rally Transcatarina
17/07 – sexta-feira
Roteiro: Canoinhas – Major Vieira – Rio Negrinho
18/07 – sábado
Roteiro: Rio Negrinho – Corupá – Jaraguá do Sul
À noite: premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul
O Rally Transcatarina tem patrocínio de TranspoTech Soluções em Movimentação, Santur, Petrobras e Hotel Renar
Apoio Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, Gatos & Atos, RH Brasil Recursos Humanos, GBach Implementos, Semp Toshiba, Link-Belt Excavator, Posto Maçã, Still, Grafimax – Indústria Gráfica, Ativa Comunicação, Temasa – Indústria de Móveis, RFX Vipal e Unifique
Realização: SC Racing
Supervisão: CBA e FAUESC
GIPHY App Key not set. Please check settings