O time alemão Malizia venceu a primeira disputa da The Ocean Race, maior regata transoceânica do mundo, realizada neste domingo (08) em Alicante, na Espanha. A In-Port Race da cidade espanhola reuniu os cinco barcos de classe IMOCA 60, que chegarão a Itajaí em abril deste ano, pela quarta vez consecutiva. Com a vitória, o Team Malizia (ALE) marcou 5 pontos na disputa.
A corrida começou oficialmente neste final de semana com a abertura da Vila da Regata em Alicante. A largada dos barcos para a primeira perna rumo a Cabo Verde ocorrerá no próximo domingo (15).
Na classe IMOCA, a disputa da In-Port Race espanhola foi acirrada, com quatro dos cinco barcos assumindo a liderança da prova em algum momento. O barco francês Biotherm começou a corrida mais rápido, mas logo foi superado pelo 11th Hour Racing Team (EUA). No final da segunda etapa da prova, o Team Holcim – PRB (SUI) e o Guyot Environnement – Team Europe se lançaram na liderança.
O vento mudou tudo e de quarto colocado o time alemão Malizia assumiu a ponta em uma disputa acirrada com o barco americano 11th Hour Racing Team. “É ótimo vir com a vitória hoje, pois tivemos que trabalhar muito duro para chegar à linha de partida desta corrida. Foi uma corrida muito complicada. O vento estava entre 15 e 2 nós de vento. Acho que realmente mostramos que somos bastante adaptáveis”, disse Will Harris, do Team Malizia.
A Biotherm terminou em terceiro e em quarto lugar foi para Guyot Environnement – Team Europe (FRA/ALE). A equipe suiça Holcim – PRB não conseguiu terminar a prova.
Confira a pontuação da classe IMOCA após a In-Port Race de Alicante:
1. Team Malizia, 5 pontos
2. 11a Hora Racing Team, 4 pontos
3. Biotherm, 3 pontos
4. Guyot environnement – Team Europe, 2 pontos
5. Holcim-PRB – não terminou, 0 pontos
WindWhisper vence na classe VO65
Além da disputa entre os IMOCAs, Alicante também recebeu a In-Port Race da classe VO65, que não virá ao Brasil neste ano, disputando apenas o circuito europeu. Nesta categoria, o WindWhisper Racing Team foi o vencedor neste domingo e garantiu 6 pontos. A equipe atravessou a linha de chegada com uma margem confortável. Tal foi a liderança estabelecida pelo capitão Pablo Arrarte (ESP) e sua tripulação predominantemente polonesa e espanhola, que os outros cinco barcos não conseguiram terminar a prova dentro do limite de tempo de 15 minutos.
Confira a pontuação da classe VO65 após a In-Port Race de Alicante:
1. WindWhisper, 6 pontos
2. Team Jajo, não terminou, 0 pontos
2. Mirpuri Foundation Racing Team, não terminou, 0 pontos
2. Viva México, não terminou, 0 pontos
2. Ambersail 2, não terminou, 0 pontos
2. Austrian Ocean Racing – Equipe Genova, não terminou, 0 pontos
GIPHY App Key not set. Please check settings