Após um eletrizante início de regata marcada pela vitória da equipe suíça Holcim-PRB, a segunda etapa da The Ocean Race 2023 começa nesta quarta-feira (25) com a promessa de novas emoções. A próxima fase da competição será de Cabo Verde até a Cidade do Cabo, na África do Sul, um trajeto de 4.600 milhas náuticas. Os barcos IMOCAs, que terão passagem pelo Brasil, largam para a etapa nesta quarta, às 15h10 (horário de Brasília).
Nesta nova etapa será a primeira vez que os barcos IMOCAs, desta vez navegando com tripulação completa, enfrentarão os fortes ventos do atlântico sul durante a seção final da prova. A rota leva a frota ao sul de Cabo Verde, atravessa o Equador e contornará a costa brasileira. O itinerário é escolhido por evitar o sistema de alta pressão do meio-atlântico de Santa Helena. A organização da The Ocean Race prevê um tempo de passagem de 14 a 15 dias, com estimativa de chegada dos principais barcos à Cidade do Cabo por volta de 8 ou 9 de fevereiro.
A largada estará disponível para assistir em live realizada no YouTube, no canal da The Ocean Race com disponibilidade para plataforma brasileira. (Clique aqui e acesse o canal).
Condições climáticas
Após uma semana de ventos fortes na cidade de Cabo Verde, a previsão é que uma onda de ventos leves, de 5 a 8 nós, tomem conta da segunda etapa da maior regata transoceânica do mundo. A probabilidade é que os ventos fracos impactem a frota durante a segunda perna oceânica, pois a área é notória por essas condições e células de trovões na linha do Equador, tornando a etapa um pouco mais lenta.
“Primeiro teremos de gerir a sombra do vento das ilhas porque são altas, além do vento fraco”, disse Robert Stanjek, membro da equipe Guyot environment – Team Europe.
Com a largada marcada para 17h10 em horário local (15:10 no horário de Brasília), o início será cerca de 90 minutos antes do pôr do sol. A parte inicial contará com muitas manobras, tornando difícil que as equipes consigam descansar.
“A primeira parte da corrida será super tática e haverá muitas oportunidades, então todos precisaremos estar muito ligados desde o início”, disse Will Harris, capitão do Team Malizia.
GIPHY App Key not set. Please check settings