Os barcos da The Ocean Race deixaram Itajaí no início da tarde deste domingo (23) rumo a Newport, nos Estados Unidos. Esta é quarta etapa da competição, que deverá ter 17 dias de disputas. A previsão de término da perna é no dia 9 de maio.
Participam desta disputa de 5.000 milhas náuticas os barcos Team Holcim-PRB, Team Malizia, 11th Hour Racing Team, Biotherm e GUYOT environnement – Team Europe.
Os barcos partiram embalados de aplausos e gritos eufóricos dos visitantes na Vila da Regata. Após realizarem o tradicional desfile no meio da população, os tripulantes dos cinco IMOCAs 60 chegaram nos veleiros.
Ao saírem do píer, a organização acendia sinalizadores com as cores das equipes, o que deixou a população ainda mais inflamada para comemorar a partida dos barcos.
Nas primeiras milhas náuticas, a Biotherm iniciou o trajeto se destacando. “Acho que será uma corrida acirrada novamente nesta etapa”, disse o capitão Paul Meilhat minutos antes de atracar. “Quero dizer, quando estávamos no Point Nemo [o lugar mais remoto do mundo] tínhamos quatro barcos a menos de um quilômetro um do outro! Isso significa que pode acontecer sempre. Se acontecer de novo nesta etapa, ficarei feliz porque estamos aqui para isso, estamos nesta corrida para uma competição acirrada.”
Esta foi a quarta vez que Itajaí recebeu a maior corrida transoceânica do mundo. Além deste ano, os itajaienses receberam os velejadores também em 2012, 2015 e 2018.
Foto: Sailing Energy/The Ocean Race
GIPHY App Key not set. Please check settings