in , , , , , , , , , , ,

Conselho Técnico da Copa SC será nesta quarta-feira

Avaí, Figueirense, Chapecoense e Joinville devem participar desta edição

O Conselho Técnico da Copa SC 2023 foi marcado para esta quarta-feira (21). A reunião da Federação Catarinense de Futebol com os clubes vai definir os participantes e o regulamento da competição que leva o campeão para a Copa do Brasil 2024.

A Copa SC deste ano deve ser a mais equilibrada e com mais times importantes da história. Com a mudança de critério para a Copa do Brasil, excluindo o Ranking da CBF e classificando pelos estaduais, quem não chegou à final do Catarinense ficou sem vaga. Apenas Criciúma (campeão) e Brusque (vice) estão garantidos na milionária Copa do Brasil.

Sendo assim, restou para Avaí, Figueirense, Chapecoense e Joinville jogarem a Copa SC, que sempre foi uma competição alternativa do futebol Catarinense. Em outros tempos, o campeão ganhava a vaga para a última divisão do Campeonato Brasileiro. Desde 2017, quando voltou a fazer parte do calendário de forma regular, o campeão garante vaga para a Copa do Brasil.

Clubes que já confirmaram que vão jogar:

Os presidentes de Chapecoense e Joinville concederam entrevista nas últimas semanas e falaram que seus clubes vão participar da Copa SC.

Clubes que podem participar:

Além de Chape e JEC, Atlético Catarinense (atravessa problemas financeiros), Avaí, Barra, Concórdia, Figueirense, Hercílio Luz, Inter de Lages (vai precisar trocar o gramado em caso de acesso), Marcílio Dias e Nação. A expectativa da FCF é que pelo menos 8 clubes participem da Copa SC.

Clubes que não jogarão:

Brusque e Criciúma são os únicos garantidos na Copa do Brasil 2024 e não jogarão a Copa SC. Já o Camboriú, rebaixado no Catarinense, está focado na Série D do Brasileiro. O presidente Renato Cruz, em entrevista ao Esporte Campeão disse que o clube não vai disputar a Copa SC.

Lobby para voltar ao critério antigo:

A mudança de classificação para a Copa do Brasil prejudicou o futebol Catarinense e as demais Federações intermediárias do Ranking da CBF. Isso porque as melhores classificadas mantiveram o número de clubes porque os times grandes jogam a Libertadores e por isso estão garantidos na terceira fase da Copa do Brasil. As Federações com menos pontos aumentaram o número de vagas e o bloco do meio perdeu. Em 2023, Santa Catarina teve 6 participantes na Copa do Brasil: Brusque (campeão estadual), Camboriú (vice), Marcílio Dias (campeão da Copa SC), Avaí, Criciúma e Chapecoense pelo Ranking da CBF.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Fernando Gil será o novo Diretor de Futebol do Marcílio

Gustavo Brandão faz primeiro gol como profissional