A maior angústia do torcedor do Marcílio Dias é de não poder ver o seu time do coração jogar no segundo semestre. A falta de calendário dificulta a vida não só do Marinheiro mas de muitos clubes pelo Brasil. Longe de disputar a Série A do Campeonato Brasileiro como disputam hoje quatro times de Santa Catarina o grande objetivo do clube de Itajaí é conquistar uma vaga na série d do Brasileirão.
Como conquistar a vaga e sua polêmicas
Essa parte é muito importante, pois todos lembram do ano de 2014. No ano passado havia uma promessa de que duas vagas para a série D do Brasileiro seriam disputadas no Campeonato Catarinense, esta determinação foi polêmica desde o início do campeonato pois o Guarani de Palhoça ficou abaixo do Metropolitano na Copa Santa Catarina, caso o Metropolitano conquistasse a primeira vaga pelo estadual o Guarani ficaria com a segunda. Essa determinação estava no regulamento da Copinha. Mesmo com o Presidente da Federação dizendo que a vaga seria disputada no estadual ela acabou ficando com o Guarani.
Depois de tanta polêmica pelo menos um boa notícia surgia naquele fim de campeonato, o Marcílio Dias estaria garantido na Série D de 2015 e mais uma vez a determinação da FCF não teve validade. O Diretor de Futebol Agnaldo dos Santos perguntado sobre o assunto e a vaga para a competição em 2015 disse:
”desta vez existe um amparo jurídico, o regulamento da CBF determina a disputa das vagas nos estaduais e como em 2014 não aconteceu a Copa Santa Catarina, em 2015 não tem outra forma de decidir os representantes do estado na série D, que não sejam as vagas disputadas no Campeonato Catarinense”.
Pontuação necessária para conquistar uma vaga no Hexagonal Final
Em 2014 o sexto colocado da primeira faze encerrou o turno com 14 pontos, porém o sétimo colocado que foi o próprio Marcílio Dias terminou o turno com 10 pontos, ou seja, caso ano passado o regulamento fosse igual ao de 2015 o Brusque poderia ter se classificado até com 10 pontos, tendo melhor saldo de gols e mais vitórias que o Marcílio Dias.
O caminho do Marcílio Dias projeta alguns adversários diretos na briga pela sexta vaga. Projetando que as cinco primeiras vagas fiquem com os cinco times que disputam as séries A e B do Brasileiro, os ditos grandes, a disputa direta fica com Metropolitano e Atlético de Ibirama. Por isso tamanha importância do confronto de hoje. O Marcílio Dias precisa desesperadamente vencer a partida contra o Ibirama. No momento os dois clubes estão com 04 pontos, quem vencer chegará aos 07 pontos e ficará próximo da vaga, precisando de 03 ou 06 pontos para garantir-se entre os seis primeiros e com 5 rodadas para fazer esse resultado. Vale lembrar que o Atlético de Ibirama já enfrentou três times que devem conseguir a sua classificação, (Figueirense, Joinville e Avaí).
Para o Marcílio Dias que joga em casa a derrota seria um desastre na luta pelo Hexagonal, assistiria um dos rivais diretos abrir três pontos, tendo cinco rodadas pela frente, sendo dois dos cinco jogos contra o Inter de Lages e Guarani de Palhoça. O Marinheiro teria de recuperar esses pontos contra um adversário mais forte e ainda secar o Atlético de Ibirama.
Tendo em vista o caminho do Marcílio Dias até o final da primeira fase, a missão não será fácil, porém simples, basta vencer os jogos contra os times ditos pequenos. Atlético de Ibirama hoje, Inter de Lages na quarta feira seguinte e o Guarani de Palhoça na última rodada, podendo até perder para Chapecoense, Avaí e Criciúma, chegando aos 13 pontos e com a sexta colocação. No Campeonato Catarinense sempre acontece algum resultado inesperado, no momento a tabela do campeonato mostra o Avaí com o pior desempenho dentre os grandes, nesse ponto o Marcílio Dias precisa ligar o alerta, caso classifiquem dois times ditos pequenos e um deles não seja o próprio Marinheiro o segundo semestre será de férias, pois as vagas da série D já terão donos.
GIPHY App Key not set. Please check settings