in ,

Com domínio Nordestino, Santa Catarina teve apenas três acessos em 11 anos de Série D

Chapecoense (2009), Joinville (2010) e Brusque (2019) foram os únicos times de Santa Catarina a conquistar o acesso para a Série C do Brasileirão. Cabe a Marcílio, Joinville e Tubarão melhorarem esse retrospecto.

A Série D do Brasileiro foi criada em 2009 com 39 clubes e teve o São Raimundo do Pará como primeiro campeão, Macaé (RJ) vice, Chapecoense (SC) em terceiro e Alecrim (RN) em quarto. Os 4 subiram para a Série C de 2010. A série D é a competição mais nacional de todas as divisões do Brasil, nesse ano de 2020 vai reunir novamente 68 clubes de todos os estados brasileiros. O único problema é a regionalização nas primeiras fases, Sul e Sudeste se enfrentam antes de disputar com Norte, Nordeste e Centro Oeste.

O futebol mais forte do Brasil está em São Paulo. Sendo times grandes, médios ou pequenos, o poder de investimento é maior se comparado a outros estados do país. Santa Catarina briga com o Paraná pelo quinto lugar no Ranking de Federações. Nacionalmente falando é bom ser o 5º ou o 6º estado mais forte do futebol brasileiro. O problema é quando regionalizado, SC fica em penúltimo ou até em último na briga com São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e Paraná. Enfrentar esses estados é sempre mais difícil e os vizinhos tem levado a melhor.

Desde que a Série D foi criada, o Nordeste foi a região que mais teve acessos. Foram 17 times que subiram para a Série C em 11 anos. O Sudeste teve 11 clubes subindo, o Sul 9, o Norte 5 e o Centro Oeste 2. Vale destacar que nunca na história da Série D dois clubes do mesmo estado subiram no mesmo ano.

Por conta dos custos da logística é inviável para a CBF fazer a Série D nacional desde as primeiras fases. Cabe a Santa Catarina se superar no planejamento, time e raça para vencer os estados mais ricos e tradicionais no futebol durante as primeiras fases.

1ª Rodada Série D 2020:

Pelotas X Marcílio

Joinville X Novorizontino

Tubarão X São Luís

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

65525

Marcílio Dias renova com Nathan Ferreira até final de 2021

Brusque pode superar JEC se avançar na Copa do Brasil. Veja Ranking e detalhes do confronto contra o Ceará