in

FALA, PROFESSOR: JEC TENTA REPETIR 2010

Fabinho Santos fala sobre a preparação do Joinville para a Série D

Em 2010, o Joinville Esporte Clube subiu para a Série C do Campeonato Brasileiro. Porém o acesso não veio dentro de campo. Naquele ano aconteceu uma longa disputa nos tribunais, que decidiu pela punição do América (AM), que atuou com o volante Amaral de forma irregular. A campanha do JEC foi boa no campeonato: 12 jogos, 6 vitórias, 4 empates e duas derrotas e por isso herdou a vaga.

Em 2011, o Joinville foi campeão da Série C. Em 2014, o JEC foi campeão da Série B e no ano seguinte, fez parte da Elite do Futebol Brasileiro. A ascensão meteórica do Joinville não se sustentou e o clube amargou sequências de rebaixamentos, voltando a jogar a Série D em 2019.

Fabinho Santos treinador do JEC em 2020. IMAGEM: Assessoria/JEC

Com o recente histórico de altos e baixos, o Joinville quer voltar a subir. Para isso, Fabinho Santos, que já estava no Campeonato Catarinense vai comandar o Joinville no Brasileiro. Ele tem história no clube. Quando jogador, foi autor do gol do título no estadual de 2000. Com identificação, experiências na base e como auxiliar, Fabinho trabalha para tentar repetir 2010: subir o Joinville para a Série C. Confira a entrevista com o Professor:

Fabinho, você está à frente de um dos clubes com a camisa mais pesada em SC, mas que vive um momento difícil, de reestruturação. Por ter sido jogador e campeão com a camisa do JEC você sabe da exigência desse torcedor. Como você está lidando com esse momento? É, realmente a gente tá falando de uma grande equipe, com uma história linda. O Joinville Esporte Clube representa muito pra todos nós. Nós sabemos da responsabilidade que temos em vestir essa camisa. Esperamos conseguir os nossos objetivos e dar alegrias ao nosso torcedor.

Internamente, qual foi a avaliação do desempenho do JEC no Campeonato Catarinense? Eu diria que tivemos alguns jogos com desempenho muito bom, com volume de jogo interessante, porém os resultados não aconteceram. A gente espera que além de produzir bastante nos jogos, a gente também obtenha as vitórias porque isso valoriza todo o trabalho.

IMAGEM: Assessoria JEC

Qual a importância de ter no elenco figuras como Charles e Edson Ratinho? E de que forma você trabalha para que eles possam entregar tecnicamente sem se desgastar tanto por conta da idade? Realmente é importante ter atletas como esses que viveram situações, que podem sentar com os mais novos e ensinar coisas. A postura deles é realmente muito boa e é bom contar com a experiência e ajuda desses atletas dentro de campo.  

Ratinho Campeão da Série B pelo Joinville. IMAGEM: Portal do Litoral PB

O Joinville até a estreia soma dois jogos treinos. Qual a tua avaliação e importância sobre esses testes? Muito importante. Gostaríamos de ter feito mais amistosos, porém devido a pandemia e as dificuldades a gente não conseguiu fazer. Valorizo e agradeço ao Hercílio Luz e o Athletico por terem feitos os jogos com a gente.

Jogo treino Joinville 2×1 Hercílio Luz

A estreia do JEC vai ser em casa, contra o Novorizontino, que foi 5º colocado no Paulistão. Confronto direto por classificação, qual a expectativa para a estreia? Expectativa grande. Nós estamos aguardando o momento. Vamos estrear contra uma grande equipe, bem treinada, muito forte, jogadores experientes também. É um grande desfaio. A gente espera fazer um bom jogo e estrear com a vitória.

O Joinville tem condições de repetir 2010 e subir para a Série C? Totais. Até pela história, o que representa jogar no Joinville, treinar o Joinville. A torcida realmente que ama o clube, muito presente. A gente acredita sim. Com a ajuda do torcedor, apoio da cidade, a gente pode produzir bastante e conseguir o acesso repetindo 2010.

IMAGEM: Assessoria/JEC

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Abner reforça o Barra na Série B

Marcílio encara o Pelotas na estreia da Série D