No próximo dia 16 completar-se-ão 46 anos do 1º jogo internacional do Marcílio Dias.
1975 foi um ano muito especial para o clube. O Gigantão das Avenidas (que já era um estádio moderno para a época) recebeu diversos melhoramentos como a instalação da secretaria, de uma tesouraria, dormitório e restaurante para os atletas, balcão de atendimento e inclusive… um telefone — o 1º da história do Marinheiro.
E o 1º jogo daquele ano foi um amistoso que seria também a 1ª partida internacional do rubro-anil, contra o Defensor do Uruguai. Para quem não se lembra, este clube se tornou famoso no Brasil em 2007 ao eliminar o Flamengo da Taça Libertadores da América daquele ano.
Mas em 1975 o Defensor era muito forte — prova disso veio logo no ano seguinte, quando se tornou campeão nacional do Uruguai quebrando uma hegemonia de 45 anos da dupla Peñarol / Nacional.
Segue a ficha do jogo:
16/01/1975
Marcílio Dias 1 x 0 Defensor-URU
Amistoso Internacional
(Estádio Dr. Hercílio Luz – Itajaí / SC)
Gol do Marcílio: Cacalo.
Time: Zé Carlos (Jorge); Jorge Tijolo (Nico), Reginaldo, Valdir (Eli) e Carioca (Wilson); Miltinho (Crispim), Vadinho, França e Sérgio Mafra (Cacalo); Bráulio (Armando) e Nilton. Técnico: Miltinho.
Depois deste jogo, o Marcílio Dias ainda disputaria mais 3 partidas contra clubes internacionais: 2 x 0 Racing-ARG e 4 x 0 Colo-Colo-CHI e 1976 e 1 x 0 Videoton-HUN em 2002.
Vencemos todos os jogos que disputamos contra equipes estrangeiras.
Este ano também foi memorável por outro motivo: nascia a 1ª torcida organizada do clube, a MAFIA (Marcilistas Fiéis e Autênticos)
Até a semana que vem!
(siga-nos no Instagram: @almanaque.cnmd)
GIPHY App Key not set. Please check settings