No dinâmico futebol brasileiro, os treinadores costumam ter vida curta nos clubes. Times que não tem calendário nacional convivem com trocas no comando técnico a cada temporada. A marca que Waguinho Dias alcança no Marcílio retrata um novo momento do Marinheiro. Segundo Gustavo Melim, o atual treinador do Marcílio soma 49 jogos, 22 vitórias, 17 empates e 10 derrotas, com aproveitamento de 62,2% dos pontos. Nessa estatística não entra a vitória por WO contra o São Caetano (14/11/20). Waguinho tem 50 jogos oficiais, sendo 49 jogados.
É com muito orgulho e um prazer muito grande chegar a esta marca. É um clube tradicional, com uma massa de torcida, uma cidade que eu aprendi a gostar e acredito até que vou fixar residência em Itajaí. Muito orgulho chegar aos 50 jogos.
Na Copa Santa Catarina, o Marcílio assumiu a liderança após vencer o Joinville por 3 a 1, competição que Waguinho mira para trazer o primeiro título como treinador do Marcílio.
Nós temos uma grande possibilidade de sermos campeões da Copa SC. Vai ser o meu primeiro título com o Marcílio se assim vier. Espero que consigamos. É muito importante para o clube. Eu quero muito!
A recontratação do Waguinho se deve pela identificação que ele tem com o clube, conhecimento do elenco e estrutura, além do DNA do jogo. – Marco Gama
Marco Gama, Superintendente de Futebol do Marcílio também chega a uma marca importante. Gama completou 100 jogos como dirigente do Marcílio na semana passada. Ele chegou ao Gigantão em 2018, um mês depois vieram Carlos Alberto Teco e Gelson Silva que ajudaram no acesso do Marcílio para a Série A do Campeonato Catarinense. Outro que completou 50 jogos foi João Valadão, preparador físico.
Completar 100 jogos tem um peso muito grande. Eu lembro de 2018 ter chego numa situação bastante adversa. Se não tivesse o acesso, certamente o trabalho teria sido interrompido, assim como em 2019 se não tivéssemos permanecido na Série A. Com muita luta e muito trabalho, estamos colocando o Marcílio para brigar em cima. Me sinto lisonjeado em ir para o 3º ano no Marcílio.
Marco Gama tem 102 jogos, 49 vitórias, 32 empates e 21 vitórias, 58% de aproveitamento. Ele trabalha para a renovação de Waguinho Dias para mais uma temporada. Waguinho pode conquistar uma grande marca caso faça um trabalho de longo prazo no Marcílio. Ele pode se tornar o treinador que mais vezes dirigiu o Marinheiro em jogos oficiais. Lauro Búrigo lidera o Ranking com 137 jogos. Faltam 87 partidas para Waguinho conquistar tal feito.
Por que não? Está na minha cabeça sim. Fiquei muito feliz em saber dos números. Passei o Levir Culpi que foi muito importante para o Marcílio. O Lauro Búrigo me trouxe para Santa Catarina em 1987. Ele é o primeiro e eu tentar passar ele é um desafio. Eu espero sempre estar contribuindo para o crescimento deste clube. – Waguinho Dias
Nós iniciamos as conversas. Nós temos a pedida do Waguinho e também nossas limitações e dificuldades. Mas a gente entende que com o sucesso da Copa SC vamos conseguir ter um novo horizonte pela frente. – Marco Gama
Confira a seguir o TOP 3 que mostra os números dos treinadores que mais vezes comandaram o Marcílio em jogos oficiais. Créditos para o grande trabalho de Gustavo Melim, o homem dos números do Marcílio Dias!
1º Lauro Búrigo: 137 jogos oficiais
2º Milton Flávio Gonçalves: 119 jogos oficiais
3º Mauro Ferreira da Silva: 102 jogos oficiais
12º Waguinho Dias: 50 jogos oficiais (com o WO)
Uma conta simples. O Marcílio, caso conquiste a Copa SC fará 5 jogos da Copa, 1 jogo da Recopa, pelo menos 1 jogo da Copa do Brasil. Com um cenário realista, o Marcílio chegando até a Semi Final do Campeonato Catarinense soma mais 15 jogos. Com a Série D do Campeonato Brasileiro, se o Marcílio repetir a campanha de 2020 são mais 20 jogos. Chegando a final da Copa SC 2021 são mais 8 jogos (na hipótese de ser o mesmo formato). Waguinho Dias pode terminar a temporada 21 com 50 jogos, faltando 38 partidas para superar Lauro Búrigo.
GIPHY App Key not set. Please check settings