O futebol Brasileiro não é feito somente de clubes tradicionais com muitos anos de atividade, grandes torcidas e boleiros percebendo grandes valores! Não estou falando da série D do Brasileirão ou Série B do Catarinense. Na data de 15 de junho na sede da federação catarinense de futebol serão definidos os clubes participantes e o modelo de disputa do Campeonato Catarinense da série C 2015.
Alguns clubes da disputa são de nossa região como Barra Futebol Clube de Balneário Camboriú, que sediará seus jogos no Robertão, Sport Club Litoral que foi adquirido por um grupo de empresários e deve representar a cidade de Penha e região, mandará seus jogos no Hercílio Luz. Quem pode jogar no mesmo estádio e representando a cidade de Itajaí é o Itajaí Football Club/Pinheiros que ainda necessita regularizar a reativação e substituição do nome na federação.
Outras equipes para disputa serão: Caçadorense que foi rebaixada da série B, Sport Club Jaraguá, Fluminense Futebol Clube de Joinville, Curitibanos Esporte Clube que deve jogar no Estádio: Amadeu Moisés em Paulo Lopes, Associação Maga Esporte Clube de Indaial e Oeste Futebol Clube de Chapecó.
Tem outras equipes que mostraram interesse, mas dependem de regularizar a situação para entrar na disputa como: Operário Mafrense, Borussia Verein Blumenau, Guarani de Lages e Santa Catarina Clube, de Blumenau.
Teve algumas equipes que até anunciaram a possibilidade de participar do campeonato como Piratas Clube Esportivo que representaria São Francisco do Sul, Real Sport Arte Clube que tem sede em Navegantes, Esporte Clube Próspera e o Clube Atlético Blumenauense, mas não compareceram na primeira reunião do conselho técnico realizado em 12 de maio e não estão regularizados na federação.
Todas as equipes devem sanar qualquer pendência com a federação, sediar seus jogos em estádio com todos os laudos e liberação deferida e participar das categorias sub 17 e sub 20.
Na primeira reunião do conselho técnico foi proposto pelas equipes do Maga, Barra, Jaraguá, Oeste e Fluminense a formula de disputa que seria em pontos corridos, turno e returno, com os campeões de cada etapa decidindo o título e a na vaga à Série B em dois jogos. Caso uma mesma equipe conquiste o turno e o returno, seria consagrada campeã sem a necessidade da disputa final.
A grande dificuldade dessas equipes é conseguir custear todo o gasto para disputar a competição, pois se tratam de equipes de pequeno porte, sem torcida e nenhum aporte da federação. Dentre os gastos tem folha do elenco, alimentação, hospedagem, transporte e outros. As equipes buscam nas parcerias de empresários e governos municipais a verba para bancar as equipes na disputas e muitas não conseguem o esperado, acabam adquirindo dividas com a federação, atletas e empresas fornecedoras de serviço.
Nessa competição que deve durar 3 (três) meses para somente uma equipe conseguir o acesso para serie B do catarinense!! São equipes sem estrutura, vem na base da emoção e na busca por um lugar ao sol, pois devemos lembrar que mesmo conquistando o acesso não terá um calendário anual essa equipe.
Infelizmente para muitos atletas e comissão técnica esse é o verdadeiro futebol brasileiro, de campeonato a cada três meses, condições muito diferentes nos grandes cenários do futebol, hoje aqui e amanhã acolá!! Será???
GIPHY App Key not set. Please check settings