Depois de conquistar espaço de destaque nos campeonatos brasileiros de vela disputando na categoria ORC, a equipe do Itajaí Sailing Team – que representa a cidade nas competições nacionais de vela – começa 2016 com a notícia que a partir de agora vai participar das competições na classe IRC tendo o velejador catarinense André Fonseca, o Bochecha, como treinador. O comandante da embarcação da equipe, no entanto, continua sendo o velejador Marcelo Gusmão. O primeiro desafio do time na nova categoria será de 27 a 30 de janeiro, em Florianópolis, onde participará em barco teste, um veleiro de modelo HPE30, da 27ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. A competição é considerada como uma das três maiores do País.
O currículo de Bochecha é extenso na modalidade, com participações em Olimpíadas, Mundiais e regatas oceânicas pelo mundo. Foram três campanhas na Volvo Ocean Race. Em 2005-2006, o velejador esteve no inédito barco Brasil 1. Anos depois, em 2008-2009, fez parte do holandês Delta Lloyd e na edição 2014-2015 da Volvo, integrou a equipe da Mapfre, sendo único atleta do brasileiro da competição.
A Classe IRC chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já tem se mostrado um sucesso. Só em 2014, 68 barcos foram medidos na regra. De acordo com Alexandre dos Santos, coordenador do Itajaí Sailing Team, os treinos para a primeira competição da equipe na nova categoria começam neste final de semana, em Florianópolis, tendo Bochecha a bordo. Com a mudança de categoria, a equipe do Itajaí Sailing Team, vai utilizar uma nova embarcação nas competições que disputará. O novo barco do time – um veleiro de 40 pés – será apresentado ao público entre o final de fevereiro e o começo de março.
Conforme Alexandre dos Santos, Bochecha é um estimulador da classe HP 30 no Brasil. O time do Itajaí Sailing Team vai responder pela divulgação da categoria no Sul do Brasil.
GIPHY App Key not set. Please check settings