Na abertura da temporada do futebol em Santa Catarina, o Brusque conquistou a Recopa Catarinense após vencer o Marcílio Dias por 1 a 0, nesta quarta-feira (11), no estádio Augusto Bauer. O gol foi anotado por Alex Ruan no segundo tempo.
Com a conquista, o Brusque ergue o troféu Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que faleceu no final do ano passado e recebeu essa homenagem da Federação Catarinense de Futebol.
Primeiro tempo
Os primeiros minutos do confronto foram marcados por análise do comportamento das duas equipes. O Brusque, como time mandante, pressionou mais nos primeiros minutos em busca de um lance mais perigoso. Na contrapartida, o Marcílio Dias trocava passes e tentava chegar com velocidade ao ataque adversário.
O lateral Victor Guilherme proporcionou a primeira grande oportunidade do Marinheiro no duelo. Aos 15 minutos, ele partiu pelo meio de campo, viu o espaço e arriscou de fora da área para fora.
Aos 17, Thiago Alagoano chegou com perigo pelo lado direito. Aproveitou o espaço, olhou para a área e cruzou para Olávio, que tentou cabecear, mas a bola passou pela linha de fundo. Na sequência, o Marcílio respondeu. Juninho recebeu com liberdade, arrumou e chutou para a defesa de Matheus Nogueira.
Após falha da defesa do Marinheiro, aos 31, Thiago Alagoano recuperou a bola e passou para o Diego Mathias, que chegou com perigo, arrumou e chutou a bola foi para a linha de fundo. Aos 35, o volante do Brusque recebeu novamente e chutou para a defesa de Rafael Pin.
Antes do término do primeiro tempo, Luiz Fernando partiu com espaço, aos 44, e arriscou o chute por cima do gol do Brusque. Mesmo com as chances criadas, os jogadores foram para o vestiário com o 0 a 0 no placar.
Segundo tempo
Aos 14, o Brusque chegou com perigo pela primeira vez no segundo tempo. Em cobrança de falta, o lateral Airton cobrou com força e o goleiro Rafael Pin espalmou para o lado, evitando o primeiro gol na partida.
Já aos 17, após bate-rebate, Thiago Alagoano aproveitou a sobra e chutou com perigo para fora. Na sequência, aos 20, em uma triangulação com Thiago Alagoano, passou para o Olávio e sobrou para Luizinho chutar para fora.
Apesar de também arriscar, o Marinheiro chegava com menos perigo ao gol do Brusque. As jogadas paravam na marcação adversária e nos chutes precipitados para fora.
O Brusque chegou ao gol aos 36 minutos. Após chute na trave de Jhemerson, Alex Ruan, no seu primeiro toque, aproveitou a sobra e fez o primeiro gol na partida. 1 a 0 para o Brusque no Augusto Bauer.
No final do jogo, Willian Simões, do Marinheiro, e Toty, do Brusque, foram expulsos após um desentendimento por conta da ausência da bola do jogo.
Com o resultado, o Brusque conquistou, em casa, a Recopa Catarinense pela segunda vez. Antes, em 2020, havia vencido a decisão contra o Avaí.
O Marinheiro foi a campo com Rafael Pin, Victor Guilherme, Everton, Léo Rigo, Willian Simões; Brunão, Alison, Luiz Fernando, Juninho; Cesinha e Rodrigo Pimpão. Técnico: Rogério Corrêa.
Já o Brusque veio com Matheus Nogueira; Toty, Iasson, Wallace, Airton; Rodolfo, Diego Mathias, Thiago Alagoano, Cléo Silva; Luizinho e Olávio. Técnico: Luizinho Lopes.
Arbitragem
A equipe de arbitragem da partida, que teve como árbitro principal Bráulio da Silva Machado, usou um uniforme especial, com a cor predominantemente branca e com o número 10 nas costas, em homenagem a Pelé.
Recopa Catarinense
Esta foi a quinta edição da Recopa. A decisão, em jogo único, reúne o campeão do Catarinense, o Brusque, e o vencedor da Copa Santa Catarina, o Marcílio Dias.
Confira todos os campões:
2019
Campeão: Figueirense
Vice: Brusque
2020
Campeão: Brusque
Vice: Avaí
2021
Campeão: Joinville
Vice: Chapecoense
2022
Campeão: Figueirense
Vice: Avaí
2023
Campeão: Brusque
Vice: Marcílio Dias
GIPHY App Key not set. Please check settings