Depois terminar a primeira fase com a melhor campanha, Brusque supera o Camboriú e conquista o Bicampeonato Catarinense. Foram dois empates, 1×1 na ida e 0x0 na volta, a melhor campanha deu ao Brusque a vantagem e o título estadual.
A equipe de Waguinho Dias chegou a final com ligeiro favoritismo, não apenas por ter feito a melhor campanha. Mas porque tem frequentado as partidas decisivas do Catarinense nos últimos anos. Em 2020 foi finalista mas superado pela Chapecoense, em 2021 chegou até a semifinal. Neste meio tempo conquistou acessos em âmbito nacional, título da Série D e várias participações na Copa do Brasil. A conquista de 2022 coroa o momento espetacular do Marreco.
Números do Campeão:
17 jogos
9 vitórias; 7 empates; 1 derrota; 24 gols marcados; 13 gols sofridos
Do outro lado o Camboriú retornou para a Série A neste ano, tinha o objetivo de manutenção na elite. O trabalho do Técnico Luan Carlos encaixou e o time de todas as Camboriús surpreendeu a todos. A campanha na primeira fase foi o suficiente para dar vantagem em todos os confrontos no mata mata, com exceção da final.
Números do Vice Campeão:
17 jogos
7 vitórias; 6 empates; 2 derrotas; 19 gols marcados e apenas 11 gols sofridos.
Primeiro Tempo:
A equipe da casa pressionou desde os primeiros movimentos da partida, os atacantes Alexsandro e Fernandinho tiveram diversas chances de marcar, mas não foram felizes. Enquanto isso o goleiro Gabriel Felix valorizava as cobranças de tiro de meta e tentava esfriar o adversário. Na primeira etapa o Camboriú chegou apenas duas vezes até a meta de Ruan Carneiro, dois chutes de longe, com Léo Campos e Balotelli.
Segundo Tempo:
A segunda etapa inicia da mesma maneira, com pressão do Brusque e boas chances de marcar o gol. A defesa do Camboriú trabalhou muito nos primeiros 15 minutos da segunda etapa. A partir deste momento o visitante entrou no jogo e passou a pressionar o adversário. O técnico Luan Carlos mexeu na equipe, tirou Jorge Henrique e colocou Ronny.
A substituição surtiu efeito e em um cruzamento na medida, feito por Bruno Mota, quase a Cambura abre o placar com Ronny de cabeça. O gol só não aconteceu pois o goleiro Ruan Carneiro estava iluminado e fez uma grande defesa. Na sequência Luan Carlos foi para o ”tudo ou nada” e trocou Caio Acaraú por Itinga, Balotelli por Bruno Oliveira, Maicos Assis por Mateus Lagoa e Emerson Martins por Jefferson Maranhão. A Cambura fez de tudo para marcar, teve até subida do goleirão Gabriel Félix para o ataque, mas não conseguiu marcar e o Brusque garantiu o título com o empate em 0x0.
Ficha de Jogo:
Brusque: Ruan Carneiro; Toty, Everton Alemão, Sandro e Airton; Matheus Trindade, Zé Mateus e Luiz Antônio; Diego Jardel, Alex Sandro e Fernandinho (Bruno Santos).
Camboriú: Gabriel Felix; Lucas Barboza, Caio Aracaú (Itinga) e Tetê; Leo Campos, Emerson Martins (Jefferson Maranhão), Balotelli (Bruno Oliveira), Maicon Assis (Mateus lagoa) e Juliano; Bruno Mota e Jorge Henrique (Ronny).
GIPHY App Key not set. Please check settings