O campeonato Catarinense 2024 foi transmitido em sua totalidade de forma gratuita, parte na Tv aberta com a NSC e em sua maioria dos jogos no canal da MBTV no Youtube. Os números alcançados pela MBTV chamam atenção e mostram que o estadual em SC ainda é muito forte. A MBTV iniciou sua trajetória no futebol profissional na Série B Catarinense de 2023, na sequência transmitiu todos os jogos da Copa SC. O projeto embalou e o canal adquiriu os direitos da Série A de 2024.
Produção local e transmissão grauita:
Foi a primeira vez que o campeonato catarinense foi transmitido de forma 100% gratuita e com equipes locais. Produtoras, narradores, repórteres e comentaristas catarinenses. Equipes que já fazem as outras divisões e a Copa Santa Catarina. Uma das produtoras que mais fez transmissões neste campeonato foi a nossa parceira EC PLAY. Para o Diretor Geral da produtora, Jean Pablo Cardoso a iniciativa de abrir o campeonato no youtube foi revolucionário: ”A nossa empresa já fez transmissões de jogos da Série B, Copa Santa Catarina, Liga Nacional de Futsal e diversos eventos. Sempre tive a tese que a transmissão serve como propaganda do evento, aumenta o retorno dos patrocinadores com exposição e atrai mais torcedores a curto, médio e longo prazo. O resultado em números, é fantástico e a ação da MBTV e FCF é revolucionário para o nosso futebol. Transmissão aberta no Youtube é a tendência, não tem mais volta.”
Os numeros impressionam:
O canal fechou a competição com mais de 80 mil inscritos e segue em crescimento. Durante todo o campeonato o canal superou os 6 milhões de visualizações. Na Semi Final que teve disputa de pênaltis, foram 160 mil espectadores de forma simultânea. Do que se tem registro, este número é a maior audiência da história de um evento esportivo catarinense no Youtube. Em números totais são várias transmissões com quase 500 mil visualizações.
Durante o evento Top da Bola, o Diretor Executivo da MBTV, Elder Caturani avaliou como extremamente positivo, o primeiro ano de transmissões da Série A no canal. Agradeceu a abertura da FCF, já projetou a sequência do ano com a Copa SC e espera que em 2025 a parceria com a FCF possa seguir.
Um dos incentivadores desta ação é o Executivo da FCF, Cláudio Gomes que também avaliou a novidade: Primeiramente o recorde em audiência, o catarinense centenário tinha como objetivo oportunizar a todos os torcedores o acesso gratuito ao conteúdo do seu clube do coração, foi um trabalho a quatro mãos, os clubes abriram mão de uma parte da receita, o patrocinador entendeu a ideia, mas nosso maior desafio era levar conteúdo de graça e com qualidade. É aí que entram as parcerias entre os adquirentes do campeonato e as produtoras que iram captar e fazer a produção e pós produção. Foi o campeonato com o maior público nos estádios e nas telinhas, e com o menor número de reclamações da qualidade de entrega do sinal. Catarinense 2024 foi sucesso garantido.
Ranking de audiência das transmissões:
GIPHY App Key not set. Please check settings