Após três anos chegou ao fim o mandato do presidente Hercílio de Mello no comando do Marcílio Dias. O futebol foi uma montanha-russa, cheia de altos e baixos e não faltou emoção.
Começou em 2020, com o quase acesso para a Série C do Brasileiro, somado a frustração da eliminação precoce na Copa SC e uma semifinal de Catarinense que não acontecia há 21 anos. Ainda em Pandemia, não foi possível manter aquele bom time e as campanhas foram ruins na Série D e na Copa SC.
2022 começa com um bom time, que jogava bem, fazia muitos gols, mas faltaram peças. A eliminação nas Quartas de Final para o vice-campeão Camboriú instaurou a crise que teve sequência na Série D. Mas foi no finalzinho do Campeonato Brasileiro que o time campeão da Copa SC foi montando.
E o primeiro título da nova era veio. Campeão da Copa SC 2022, que coroa não apenas o mandando do presidente Hercílio, mas de um trabalho de reconstrução que começou lá no final de 2016.
Chega 2023 com as melhores expectativas possíveis.
O Marinheiro tinha tudo para seguir bem, mas quase caiu no Catarinense. Daniel Dias, 10 segundos, Orlando Scarepelli. Dá até um arrepio né? Voce com certeza lembrou de como foi. E o Hercílio sofreu junto.
Mas entre a campanha ruim no estadual e o quase rebaixamento, teve a classificação épica na inédita Copa do Brasil para o Marcílio. Um momento mágico numa sequência de preocupações. E o Hercílio entrega o clube em mais uma final de Copa SC.
Fora dos gramados:
Talvez as maiores conquistas da gestão tenham sido realizadas fora das 4 linhas e que serão importantes para o sucessor. Durante os três últimos anos, foram pagos cerca de R$ 3 milhões de reais em dívidas de outras gestões (só neste ano, graças a premiação da Copa do Brasil foram mais de R$ 1,5 milhão). O que falta está negociado e organizado. Também foi assinado pela Prefeitura de Itajaí, o termo de uso do Centro de Treinamento.
Também foi regularizado a situação do Estádio Dr. Hercílio Luz. Até ano passado, o clube não podia nem utilizar os aluguéis para pagar as dívidas.
Tarcísio Guedim será o próximo presidente do Marcílio. Ele era vice na gestão do Hercílio. Guedim terá a final da Copa SC ainda neste ano, que pode render título e vaga na Copa do Brasil, mas o principal objetivo será ano que vem buscar a vaga da Série D 2025. Ele também terá a missão de construir o CT, quitar as dívidas e reformar o Gigantão nos próximos três anos.
GIPHY App Key not set. Please check settings