Olá a todos(as).

Eu sou o professor Gustavo M. Gomes, pesquisador e historiador independente do futebol itajaiense, e fui convidado pela equipe do EC para escrever uma coluna aqui no site sobre curiosidades a respeito deste material.
Oito anos de pesquisa ininterrupta (mesmo com a atual pandemia) me fizeram colecionar um belo acervo – físico e virtual – que agora vou compartilhar com vocês. Espero que gostem.
Pra começar vou falar sobre o símbolo máximo de qualquer clube de futebol: o escudo.
Em 2017 ocorreu a 1ª mudança oficial do escudo do Clube Náutico Marcílio Dias. Apesar dos inúmeros modelos já utilizados na camisa ou publicados na imprensa ao longo dos últimos 100 anos, o escudo nunca havia passado por qualquer mudança estatutária antes.
Assim como o Flamengo nas primeiras décadas do Século XX usava escudos diferentes para as “secções” náutica e terrestre, ocorreu também com o nosso Marinheiro. Para o remo era usado um escudo específico e para o futebol outro, diferentes do escudo oficial – e ambos muito bonitos! Quando a diretoria afirmou que lançaria um uniforme retrô para esta temporada até imaginei que usariam o antigo escudo do futebol novamente.

O escudo do futebol foi usado dos anos 1930 até meados dos anos 1950.
PS: o 1º escudo conhecido do clube saiu na capa da Revista Sportiva, de 1921. Provavelmente era apenas um desenho feito para a ocasião, sem oficialidade.
É este que você vê logo abaixo.

Até a semana que vem!
GIPHY App Key not set. Please check settings