in ,

Coluna do Profº Melim: 10 Vezes em que o Marcílio Dias venceu por WO

Eu sou o professor Gustavo M. Gomes, pesquisador e historiador independente do futebol itajaiense. Nesta coluna semanal, trago curiosidades a respeito deste material.

No último sábado, o Marcílio Dias venceu o São Caetano campeão da dificílima e milionária Série B paulista por goleada. Teria sido épico não fosse por um detalhe: o time do sudeste não compareceu.

O clube sul-caetanense atravessa a maior crise de suas 3 décadas de vida – crise financeira, como sempre. Sem receber salários e outros vencimentos por meses a fio, os jogadores se recusaram a embarcar para Itajaí e desta forma nós “ganhamos” o jogo por 3 x 0, que é o quanto vale uma vitória por WO no regulamento da Série D do Brasileiro.

Todavia, este não foi um evento isolado na história do Marinheiro. Ao longo dos últimos 90 anos, o clube venceu nada menos que 10 partidas sob esta mesma condição. Vamos conhecê-las.

01) Em setembro de 1930 o Marcílio Dias deveria enfrentar o Fluminense de Itajaí pela última rodada do returno da  seletiva itajaiense para o Campeonato Catarinense daquele ano. Após perder seus três jogos por goleada, o clube entregou os pontos da última partida e, com isto, o Marcílio Dias conquistou o 1º lugar da Zona de Itajaí e avançou para a fase final do estadual, deixando o fortíssimo Lauro Müller para trás.

02) Em 1938 o Blumenauense (que viria a se tornar o Olímpico) desistiu de participar do Campeonato do Vale do Itajaí após levar uma surra de 7 x 2 do Marcílio Dias no 1º turno do torneio e, desta forma, todos os seus jogos subsequentes foram perdidos por WO. Não se tem conhecimento do regulamento da época para saber como esse tipo de “vitória” era computado mas, provavelmente, o clube “vencedor” apenas ganhava os pontos da partida, sem acréscimo de gols.

03) Em junho de 1941 o Paysandú de Brusque desistiu de jogar a partida contra o Marcílio Dias no 2º turno em virtude de ter dois jogadores contundidos e também devido à Festa de São Pedro, evento municipal do qual participava todos os anos e não iria abrir mão. Desta forma, mesmo justificando-se, os pontos do jogo foram para o Marcílio Dias.

04) Em janeiro de 1957 o Carlos Renaux de Brusque deveria enfrentar o Marcílio Dias mas desistiu alegando luto pela morte da mãe dos irmãos Mosimann (técnico e goleiro do clube), querendo adiar a partida, mas a FCF negou o pedido do clube brusquense. Assim, o Marinheiro foi até Brusque e esperou 30 minutos no gramado pelo time adversário (que não compareceu), ganhando assim os pontos da partida.

05) Em outubro de 1958 a Usati de São João Batista optou por entregar os pontos da partida contra o Marcílio Dias pelo Campeonato Municipal. O time batistense desistiu da competição e também entregou todos os pontos dos jogos seguintes.

06) Em agosto de 1965 o Baependi de Jaraguá do Sul desistiu de viajar até Itajaí para enfrentar o Marinheiro pelo 2º turno do Campeonato Catarinense e o clube de Itajaí ganhou por WO (na época equivalente a 2 x 0).

07) Em setembro de 1975 um jogo contra o América de Joinville válido pelo Campeonato Catarinense foi cancelado devido ao mau tempo. Remarcado para a semana seguinte, o clube joinvilense não compareceu. Não se sabe o que a FCF fez a respeito.

08) Em outubro de 1975 novamente o América de Joinville não compareceu para jogar, dessa vez pelo Torneio Incentivo. O Jornal de Joinville de 05/10 informou que o clube joinvilense estava em aguda crise financeira e seus atletas não recebiam salário (um dos motivos para a fusão com o Caxias que formaria o Joinville EC logo no começo de 1976). O Marcílio Dias ganhou a partida por WO (= 2 x 0).

09) Em outubro de 2010 o Marcílio Dias deveria enfrentar o Videira, mas o jogo foi cancelado pela FCF porque o time do Oeste não pagou a taxa de arbitragem de sua última partida como mandante. Desta forma, o Marcílio Dias ganhou por WO (= 3 x 0) e nem precisou viajar.

10) E agora em novembro de 2020 o São Caetano-SP, atravessando gravíssima crise financeira, não viajou até Itajai para enfrentar o Marcílio Dias — que, desta forma, também ganhou por WO (= 3 x 0). Foi o 1º contra uma equipe de fora do estado.

É claro que houve algumas partidas que nós PERDEMOS por WO também, mas isto já é assunto pra outro dia.

Até a semana que vem!

(siga-nos no Instagram: @almanaque.cnmd)

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

São Caetano não viaja à Itajaí e Marcílio vence por W.O

Marcílio leva virada do JEC e lutará pela classificação na última rodada da Série D