Eu sou o professor Gustavo M. Gomes, pesquisador e historiador independente do futebol itajaiense. Nesta coluna semanal, trago curiosidades a respeito deste material.
Foi neste dia 2 de novembro, há 25 anos, que nós impusemos a maior goleada oficial de toda nossa história: um massacrante 9 x 0 no time do Inter de Lages. O jogo era válido pelo 2º turno da Copa Santa Catarina daquela temporada. Já havíamos enfrentado o time da Serra anteriormente e vencido por 2 x 0 lá em Lages.
Naquele ano conseguimos chegar até as semifinais, quando caímos para o Avaí futuro campeão. A vingança viria 24 anos depois, quando eliminamos os manezinhos nas semifinais de 2019.
Este mesmo placar acachapante repetiu-se outras duas vezes em jogos de competição: em 1930 contra o Fluminense de Itajaí e em 1963 contra o Flamengo de Curitibanos. Parece que o Marcílio Dias gosta de golear rivais com nomes famosos.
Confira a ficha técnica:
02/11/1995
Marcílio Dias 9 x 0 Inter de Lages
Copa Santa Catarina (2º Turno)
(Gigantão das Avenidas – Itajaí / SC)
Gols: Evair (4), Cattani (2), William, Fernando e Ricardo.
Time: Jonas (Flávio); Cattani, Admilson (Bafafá), Fernando e Evair; Kolucha, William, Moisés e Charles; Ricardo e Ricardo Silva (Luisinho). Técnico: Lauro Búrigo.
Com os 4 gols que marcou, Evair entrou para um grupo seleto e restritíssimo: apenas Ludgero (1938), Idésio e Aquiles (ambos em 1963) conseguiram fazer 4 gols em uma mesma partida. O recorde (ainda não confirmado) é de 5 gols, do atacante Artilheiro — naquele outro 9 x 0, contra o Fluminense de Itajaí, em 1930.
Recordes desta partida:
- à maior goleada do Marcílio Dias sobre o Inter de Lages
- à maior derrota do clube serrano em toda sua história
- à maior goleada da história da Copa Santa Catarina
Até a semana que vem!
(siga-nos no Instagram: @almanaque.cnmd)
GIPHY App Key not set. Please check settings