Eu sou o professor Gustavo M. Gomes, pesquisador e historiador independente do futebol itajaiense. Nesta coluna semanal, trago curiosidades a respeito deste material.
Existe uma foto que vira e mexe circula nas redes sociais e é bem conhecida entre os torcedores do Marcílio Dias, mas poucos sabem exatamente quando ela foi tirada ou a que ela se refere. No dia 23/09/1962 o Marinheiro foi até Blumenau jogar com o Amazonas, do bairro Garcia. O jogo era apenas um amistoso, foi vencido pelo time de Itajaí por 6 x 2.
Segue a ficha deste jogo:
Marcílio Dias 6 x 2 Amazonas de Blumenau
Amistoso Estadual
(Estádio da Empresa Industrial Garcia – Blumenau / SC)
Gols do Marcílio: Idésio (2), Aquiles, Renê, Sombra e Ratinho.
Gols do adversário: Mosito e Nicácio.
Time: Zé Carlos; Antoninho Carvalho, Ivo Meyer e Joel Reis; Sombra e Joel Santana; Renê (Jorginho), Idésio,
Aquiles (Saul), Dico e Ratinho (Zilton).
Técnico: Alípio Rodrigues.
Só tinha monstro naquele time! Idésio é o maior artilheiro de todos e Aquiles tinha uma patada destruidora. Renê era outro com um chute de dar medo e Ratinho também era um goleador implacável. Antoninho Carvalho parecia um bloco de concreto, não devia ser agradável trombar com ele. Ivo Meyer era daqueles zagueiros refinados e Sombra é considerado por muitos o maior ídolo da história rubro-anil. O goleiro Zé Carlos é o mais vitorioso de todos em sua posição, enquanto a dupla Joel Santana e Joel Reis eram tão bons que ficaram anos a fio sem perder a titularidade absoluta. Até mesmo Dico, do qual quase ninguém fala, é um dos maiores campeões da história do clube, com quatro títulos.
Enfim, era um timaço – para mim, o maior Marcílio Dias de todos – que até aquele jogo estava invicto a 23 jogos. Hoje completa 58 anos desta partida. De todos os atletas da foto, apenas Aquiles ainda está entre nós. Até a semana que vem!
(siga-nos no Instagram: almanaque.cnmd)
GIPHY App Key not set. Please check settings