in

Coluna do Profº Melim: Marcílio Dias x Clubes Paulistas

Eu sou o professor Gustavo M. Gomes, pesquisador e historiador independente do futebol itajaiense. Nesta coluna semanal, trago curiosidades a respeito deste material.

Sábado último nós enfrentamos a Ferroviária de Araraquara pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro “Série D”. Tirando jogos amistosos, esta foi a 24ª vez que o Marcílio Dias enfrentou uma equipe paulista em competições oficiais.

O resumo estatístico é o seguinte:

24 Partidas*

06 Vitórias

07 Empates

11 Derrotas

26 Gols Pró

37 Gols Contra

* a vitória por WO contra o São Caetano não é computada.

Foram ao todo 13 adversários diferentes, a saber: Ferroviária de Araraquara, Novorizontino, União São João de Araras, São Caetano, Bragantino (atual Red Bull Bragantino), Botafogo de Ribeirão Preto, XV de Piracicaba, Juventus, Marília, Guarani de Campinas, Penapolense, Santo André e o atual Novorizontino (o de 2020 não é o mesmo de 1988).

Jairo Lenzi é o artilheiro (4 gols), Gelson o que mais jogou (10 partidas), o técnico que mais comandou foi Veiga (6 jogos) e nosso aproveitamento no Gigantão das Avenidas é de 58,3% (12 jogos, 5V-4E-3D). Gelson ainda pode ter 1 jogo a mais, pois a escalação do 1º jogo contra a Ferroviária em 17/11/1988 é desconhecida.

Apenas uma dessas partidas não foi por alguma divisão do Campeonato Brasileiro, mas foi provavelmente a mais especial: a goleada de 4 x 1 sobre o Juventus de São Paulo na final da Recopa Sul-Brasileira de 2007, competição oficial levada a cabo entre 2007 e 2010 com o objetivo de colocar frente a frente os campeões das copas estaduais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Marinheiro  foi o 1º campeão do torneio.

Justamente contra a Ferroviária, nosso atual adversário, ainda não conhecemos o sabor da derrota: na “Série C” 1988 ganhamos em casa (2 x 0 em 17/11/1988) e empatamos lá em Araraquara (1 x 1 em 24/11/1988). No sábado empatamos em 0 x 0 e agora decidiremos a vaga às 8ªs de final fora de casa. Esperemos que a escrita se mantenha.

Até a semana que vem!

(siga-nos no Instagram: @almanaque.cnmd)

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Concórdia trabalha para contratar Luis Fabiano

Marcílio Dias protocola pedido de suspensão de partida após surto de Covid-19