O Estado de Santa Catarina, com a participação de atletas de Itajaí, conquistou o vice-campeonato das Paralimpíadas Escolares 2022, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A disputa aconteceu entre os dias 21 e 26 de novembro.
Entre os medalhistas de Itajaí, destaca-se o ouro de José Adriel Silva no tênis de mesa. No tênis de campo em cadeira de rodas, bronze de Paulo Cecílio Junior. Para completar a festa da modalidade, Paulo Junior e Davi Duarte ergueram o troféu de 2º lugar também no tênis de campo.
Na natação, os itajaienses se destacaram com as pratas de Marianna Moura da Silva nos 100 metros peito e Ana Beatriz Bernardino nos 100 metros borboleta e o bronze de João Victor de Medeiros Schafer nos 50 metros peito.
Na premiada bocha paralímpica de Itajaí, na classe BC4, Hiudy Barros também se destacou com o bronze na competição.
“Estes atletas são destaque da nossa iniciação paradesportiva, que visa atender crianças e adolescentes com deficiência em diversas modalidades”, destacou Flavio Reitz, diretor da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).
A edição deste ano foi a maior da história, com cerca de 1,3 mil atletas oriundos de 25 estados e do Distrito Federal – a exceção é o Piauí. Os inscritos de 2022 superam os 1.200 participantes da edição de 2019, ano em que todas as 27 unidades federativas brasileiras foram representadas.
As Paralimpíadas Escolares 2022 contaram com 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
GIPHY App Key not set. Please check settings