As sete equipes que disputam a Volvo Ocean Race já definiram os atletas que estarão a bordo para a primeira etapa, entre Alicante, na Espanha, e Lisboa, em Portugal, na manhã deste domingo (22). Os brasileiros Joca Signorini e a campeã olímpica Martine Grael estão confirmados na prova, que terá 1.450 milhas náuticas ou 2.650 quilômetros. Outros nomes de peso da vela mundial como os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke – ganhadores da America’s Cup e Rio 2016 – e os espanhóis Xabi Fernandéz e Tamara Echegoyen – ouro em Atenas 2004 e Londres 2012 – também fazem parte da lista.
O brasileiro Joca Signorini inicia sua quarta Volvo Ocean Race como atleta profissional. Campeão da regata em 2008-09, o velejador acredita que essa edição será uma das mais fortes tecnicamente da história.
”A regata de volta ao mundo sempre esteve entre os principais eventos da modalidade e, claro, com os melhores velejadores sempre presentes. Mas agora a qualidade técnica deles é incrível. São medalhistas olímpicos, vencedores da America’s Cup e da própria Volvo Ocean Race. Isso só enriquece a competição. O importante é disputar regatas contra os melhores”, disse o carioca integrante do team AkzoNobel.
Campeã olímpica na Rio 2016, a atleta Martine Grael fará sua estreia na Volvo Ocean Race, também a bordo do team AkzoNobel. Na prática, a velejadora terá sua primeira grande experiência em provas de oceano, já que dedicou sua carreira até agora à regatas com distâncias curtas, como as provas olímpicas.
”Será a primeira vez que vou passar mais dias velejando de fato e, logo de cara, vou pegar uma semana. Nas regatas-treino, eu fiquei no máximo três noites seguidas competindo. O bom dessa primeira etapa é que vamos pegar vento de popa até Portugal. Nos treinos enfrentamos muito contravento”.
A Leg 1 entre Alicante, na Espanha, e Lisboa, Portugal, obrigará os barcos a passar pela ilha de Porto Santo antes de sprint final rumo à capital portuguesa.
A regata promete ser bastante complicada do ponto de vista técnico, mesmo sendo uma das mais curtas da regata.
O português Bernardo Freitas, integrante do Turn the Tide on Plastic, acredita que sua equipe não terá vantagem por conhecer o lugar. O veleiro comandando pela britânica Dee Cafari é de bandeira portuguesa. ”É a terceira vez que a Volvo Ocean Race chega em Lisboa e os velejadores são do mais alto nível. Talvez a nossa única vantagem seja na aproximação à linha de chegada por conhecer o regime de ventos local”.
Saiba quem estará na regata
Dongfeng Race Team:
Charles Caudrelier (skipper)
Pascal Bidégorry
Stuart Bannatyne
Jérémie Beyou
Daryl Wislang
Marie Riou
Carolijn Brouwer
Jackson Bouttell
Chen Jinhao (Horace)
Richard Edwards (OBR)
team AkzoNobel:
Brad Jackson (skipper)
Jules Salter
Joca Signorini
Nicolai Sehested
Emily Nagel
Martine Grael
Luke Molloy
Rome Kirby
Brad Farrand
Konrad Frost (OBR)
Team Brunel:
Bouwe Bekking (skipper)
Carlo Huisman
Alberto Bolzan
Kyle Langford
Andrew Cape
Maciel Cicchetti
Peter Burling
Annie Lush
Abby Ehler
Martin Keruzoré (OBR)
Team Sun Hung Kai/Scallywag:
David Witt (skipper)
Alex Gough
Annemieke Bes
Ben Piggott
John Fisher
Luke Parkinson
Steve Hayles
Tom Clout
Jeremie Lecaudey (OBR)
Turn the Tide on Plastic
Dee Caffari (skipper)
Nico Lunven
Martin Strömberg
Liz Wardley
Annalise Murphy
Francesca Clapcich
Bianca Cook
Lucas Chapman
Bleddyn Mon
Bernardo Freitas
Jen Edney (OBR)
Vestas 11th Hour Racing
Charlie Enright (skipper)
Simon Fisher
Mark Towill
Phil Harmer
Nick Dana
Tom Johnson
Tony Mutter
Stacey Jackson
Jena Hansen
James Blake (OBR)
MAPFRE:
Xabi Fernández (skipper)
Joan Vila
Pablo Arrarte
Rob Greenhalgh
Antonio “Ñeti” Cuervas-Mons
Blair Tuke
Willy Altadill
Sophie Ciszek
Támara Echegoyen
Ugo Fonollá (OBR)
|
|
Leg 1 Start Press Conference – Alicante | Volvo Ocean Race |
|
GIPHY App Key not set. Please check settings