Chapecoense (2009), Joinville (2010) e Brusque (2019) foram os únicos times de Santa Catarina a conquistar o acesso para a Série C do Brasileirão. Cabe a Marcílio, Joinville e Tubarão melhorarem esse retrospecto.
A Série D do Brasileiro foi criada em 2009 com 39 clubes e teve o São Raimundo do Pará como primeiro campeão, Macaé (RJ) vice, Chapecoense (SC) em terceiro e Alecrim (RN) em quarto. Os 4 subiram para a Série C de 2010. A série D é a competição mais nacional de todas as divisões do Brasil, nesse ano de 2020 vai reunir novamente 68 clubes de todos os estados brasileiros. O único problema é a regionalização nas primeiras fases, Sul e Sudeste se enfrentam antes de disputar com Norte, Nordeste e Centro Oeste.
O futebol mais forte do Brasil está em São Paulo. Sendo times grandes, médios ou pequenos, o poder de investimento é maior se comparado a outros estados do país. Santa Catarina briga com o Paraná pelo quinto lugar no Ranking de Federações. Nacionalmente falando é bom ser o 5º ou o 6º estado mais forte do futebol brasileiro. O problema é quando regionalizado, SC fica em penúltimo ou até em último na briga com São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e Paraná. Enfrentar esses estados é sempre mais difícil e os vizinhos tem levado a melhor.
Desde que a Série D foi criada, o Nordeste foi a região que mais teve acessos. Foram 17 times que subiram para a Série C em 11 anos. O Sudeste teve 11 clubes subindo, o Sul 9, o Norte 5 e o Centro Oeste 2. Vale destacar que nunca na história da Série D dois clubes do mesmo estado subiram no mesmo ano.
Por conta dos custos da logística é inviável para a CBF fazer a Série D nacional desde as primeiras fases. Cabe a Santa Catarina se superar no planejamento, time e raça para vencer os estados mais ricos e tradicionais no futebol durante as primeiras fases.
1ª Rodada Série D 2020:
Pelotas X Marcílio
Joinville X Novorizontino
Tubarão X São Luís
GIPHY App Key not set. Please check settings