O Criciúma é o melhor clube catarinense no Ranking Nacional de Clubes 2024 da CBF. O Marcílio Dias aparece em 104ª lugar, com 646 pontos. Os clubes catarinenses registraram mudanças, com movimentos de ascensão e queda. O Flamengo segue na liderança pelo quarto ano consecutivo.
O ranking classifica os clubes das quatro divisões do futebol brasileiro com base no desempenho das últimas cinco temporadas em competições nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil). Cada temporada tem um peso diferente, sendo o desempenho da temporada atual multiplicado por cinco e o da mais antiga por um.
O Marcílio Dias ocupa a 104ª posição, com 646 pontos. O clube retornará à Série D em 2025, mas ficará de fora da Copa do Brasil após ficar com o vice-campeonato da Copa Santa Catarina.
Já Criciúma, apesar do rebaixamento para a Série A, subiu quatro posições e ficou em 26ª, com 5.893 pontos, superando Avaí e Chapecoense. O Avaí caiu para 28º, com 4.861 pontos, após perder três posições. A Chapecoense também perdeu três lugares, ocupando a 30ª posição, com 4.492 pontos.
Mesmo com o rebaixamento para a Série C, o Brusque comemorou a melhor posição no levantamento com o 35º lugar. O quadricolor somou 3.890 pontos
O Barra foi o catarinense que mais ascendeu posições no Ranking da CBF. O Pescador subiu 80 posições e é o 153º colocado, somando 255 pontos.
GIPHY App Key not set. Please check settings