Barra FC foi derrotado, de virada, por 2 a 1 para o Brusque, neste domingo (26), no Gigantão das Avenidas, em Itajaí, pela primeira partida da semifinal do Catarinense 2023. O Pescador saiu na frente com gol de Roldan, na etapa inicial, Alex Ruan e Everton Bala marcaram para o Brusque.
A partida de volta das semis acontece na próxima quarta (29), no estádio Augusto Bauer, em Brusque. Para avançar, o Pescador precisa de vencer por dois gols de diferença. Uma vitória por margem simples leva a partida aos pênaltis.
Primeiro tempo
Início bem tenso de partida. Pouca ação ofensivo e muito estudo de ambos os lados. O Barra FC se mantinha no postura mais cautelosa, aguardando o adversário e tentando verticalizar o jogo quando tinha a posse de bola. O Quadricolor mantinha a posse de bola e chegava pelos flancos, abusando dos cruzamentos. Efetividade e chance de perigo real aos dois não aconteceram nos quinze primeiros minutos.
Após a pressão inicial brusquense, o Barra FC entrou no jogo, colocou a bola no chão e passou a jogar mais com ela nos pés. Aos 24, a melhor chance do jogo: Gabriel Terra cobrou falta com perigo e obrigou Matheus Nogueira a fazer boa defesa. Dois minutos depois, Alan James aproveita cruzamento de Salomão, domina a bola e chuta cruzado, com muito perigo. Aos 28, o domínio do Barra FC se traduziu em gol. Escanteio da direita, Natan cabeceia na trave e Roldan, na pequena área, estufa as redes brusquenses.
O Pescador ainda teve mais duas boas chances com Gabriel Terra e Felipe Baiano, mas os chutes saíram sem direção. O Barra FC abaixou suas linhas e esperava o Brusque, que tinha dificuldade de produzir ações de perigo.
Etapa final
O Brusque iniciou os 45 minutos decisivos buscando pressionar o Barra FC e ser mais incisivo na frente. Com seus homens bem adiantados, tentava pressionar o Pescador. Logo aos quatro minutos, Alex Ruan arriscou de longe e Ewerton mandou para lateral. Aos cinco, entretanto, o chute de longa distância do lateral-esquerdo entrou. A bola quicou na frente da meta e enganou o goleiro do Pescador.
A blitz brusquense deu resultado e a virada apareceu, aos nove minutos. Jogada individual de Everton Bala, que se desvencilhou da marcação e venceu a meta do Pescador. A virada sofrida levou o Barra FC ao ataque, om as entradas de Marcelinho e Marquinho. Aos 15, Silas levou perigo num chute de longe, que o goleiro mandou a escanteio. A estratégia também expunha o time de BC defensivamente e o Brusque, aos 23, levou perigo em dois chutes de Diego Mathias, ambos defendidos por Ewerton.
O Barra FC buscou imprimir mais ritmo na parte final do jogo. O Brusque mantinha se cauteloso, armado para contragolpes. A presença ofensiva do alviceleste não resultava em chances reais de marcar. E no contragolpe ainda se viu ameaçado com uma bola de que explodiu no travessão após chute de Olávio. Aos 43, foi a vez do Pescador ameaçar, em um cabeceio de Lucas Oliveira, que Matheus Nogueira defendeu.
Foto: Beno Küster
GIPHY App Key not set. Please check settings