in

ENTENDA O QUE ACONTECEU COM O NEC

Clube-empresa não vai mais usar nome fantasia Almirante Barroso, troca de dono e jogará em São João Batista

O Navegantes Esporte Clube, que até ano passado jogava com o nome fantasia de Almirante Barroso estava sumido. O “Barroso” futebol não existe mais. Porém o NEC tem a vaga na Série B, confirmou que vai jogar em São João Batista e só. O que aconteceu? Quem comprou o NEC? Por que São João Batista? E o que desperta mais curiosidade, qual o futuro deste clube-empresa que nos últimos anos conquistou dois títulos da segunda divisão?

Em 2019, o NEC Barroso foi campeão da Série B do Campeonato Catarinense e conseguiu a vaga para a Série A de 2020. Porém o estádio Camilo Mussi precisaria passar por reformas para atender as exigências do Caderno de Encargos da Federação. O custo da reforma seria muito caro e a solução foi tentar outro estádio para jogar. Sem acordo com o Marcílio para atuar no Gigantão, a diretoria optou por abrir mão da vaga e ficar na Série B. O Juventus de Jaraguá, terceiro colocado foi promovido.

Barroso 2019 e Juventus 2020. IMAGENS: Divulgação/Clubes

Com pouco tempo para montar um time competitivo para a Elite, uma parceria surgiu. Uma base de jogadores do Barroso migrou para o Juventus, incluindo a diretoria de futebol. O então presidente do NEC, Hudson Moura, junto com o gestor Renê Marques fizeram uma campanha incrível levando o Juventus até a Semifinal do Catarinense. Em paralelo a isso, o Barroso ficou em segundo plano. Focado no projeto Juventus, Hudson vendeu o NEC para uma empresa de Curitiba, a Litoral Esportes.

O gestor do atual NEC passou a ser Homero Santarelli, que aceitou dar entrevista ao Esporte Campeão. Homero tem 28 anos de experiência no futebol e já foi gestor do Novorizontino, Botafogo de Ribeirão Preto, Ituano e Guaratinguetá. Em Santa Catarina, trabalhou por mais de 4 anos no Criciúma, na gestão do presidente Antenor Angeloni, conquistando em 2010 o acesso para a Série B do Brasileiro. Neste ano de 2020, Homero estava no Sobradinho de Brasília junto com a empresa que comprou o NEC.

Homero Santarelli no Criciúma. IMAGEM: Arquivo Engeplus

O NEC tinha vontade de jogar no Camilo Mussi. Homero revelou que a Federação colocou em votação no Conselho Técnico. Foram 7 votos a 3, ou seja, a maioria dos clubes vetou o Camilo Mussi. A diretoria tentou Camboriú e também Brusque, mas conseguiram acordo apenas para jogar em São João Batista:

O mais perto foi São João Batista. Fizemos uma parceria com o Atlético Batistense, bancamos as reformas e os laudos para poder jogar lá.

Homero Santarelli. IMAGEM: Cacá Oliveira

Sobre o futuro, Homero também confirmou que o NEC vai jogar a Copa Santa Catarina em São João Batista e em caso de acesso, a diretoria tem alinhado um acordo para jogar a Série A em Brusque:

Temos algumas situações a partir de janeiro para mudar de cidade. Vamos estudar o que for mais viável para a empresa. Também já deixamos alinhados se subirmos, vamos jogar em Brusque.

A possibilidade da mudança do nome Navegantes Esporte Clube existe, até porque é remota a chance do NEC jogar lá. A intenção do clube-empresa é formar e negociar jogadores. Na Série B, o NEC vai jogar com as cores amarelo e azul. A pré-temporada está acontecendo no Camilo Mussi. O técnico será Gláucio Bastos, ex jogador do Botafogo. O perfil do time será uma mescla de jogadores jovens com atletas experientes.

Gláucio Bastos, técnico do NEC. IMAGEM: Arquivo Pessoal

Sobre o treinador, Homero destacou o trabalho com jovens e ressaltou que apesar da idade de Gláucio (36 anos, o mais jovem da Série B), ele já conhece o trabalho do profissional. Gláucio foi atacante do Botafogo entre 2002 e 2006. Como treinador, trabalhou como auxiliar no Matonense e no Batatais. Homero resume que neste ano de 2020, o trabalho deve ser de reestruturação do NEC:

Reestruturar o NEC. Fazer um bom campeonato e se der brecha conseguir o acesso. Mesclar jogadores cascudos com jogadores jovens. Espero que dê liga.

A Série B para o NEC começa no dia 1º de novembro. Domingo, às 15h00 contra o Guarani de Palhoça no estádio Renato Silveira.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Marcílio Dias cresce no final, mas não evita novo empate com São Luiz em casa

Com gol nos últimos minutos, Marcílio empata fora de casa