in , ,

Evento Nacional de Natação reúne mais de 500 atletas de todo o Brasil em Itajaí

Mais de 500 atletas de 28 clubes federados à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) participaram, neste fim de semana, de uma importante competição de natação em águas abertas na praia de Cabeçudas, em Itajaí. O evento, que começou na sexta-feira (21), teve o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e da Secretaria Municipal de Turismo, e é uma das etapas mais relevantes do calendário nacional, com atletas buscando índices para campeonatos mundiais.

Com o cenário perfeito oferecido pela praia de Cabeçudas e o forte sol de domingo (23), as provas aconteceram em um dos cartões postais da cidade. A primeira disputa foi a prova de 10 quilômetros, que classificou a seleção brasileira absoluta e os nadadores para os Jogos Pan-Americanos. No sábado (22), a competição foi marcada pela estreia das provas de três quilômetros no Brasil, que formaram a seleção brasileira de base, com nadadores de 12 e 13 anos, categoria recentemente homologada pela Federação Internacional de Natação para competições internacionais.

O coordenador-técnico da CBDA, Leandro Peixoto, ressaltou a importância do evento. “Itajaí está sendo a sede da base da primeira seleção dessa categoria, e essas crianças vão representar o Brasil no Pan-Americano de Águas Abertas, que acontece no Equador”, comentou.

No encerramento, a prova dos cinco quilômetros definiu os classificados na faixa etária de 15 a 16 anos para a Copa Pacífico, um torneio preparatório para os mundiais de águas abertas. O evento também teve a participação do atleta local Lucas Davesac, que, com 19 anos, já tem diversos títulos internacionais, incluindo vice-campeonato da Copa Pacífico no Equador em 2023 e 2024.

A competição destacou Itajaí como um dos principais polos brasileiros da modalidade. O diretor-executivo da FMEL, Daniel dos Passos, destacou a relevância do evento para a cidade: “Isso é um espetáculo para o esporte, para o turismo, com hotéis lotados e mais de 500 atletas competindo.”

O evento também movimentou a economia local, atraindo turistas e investidores. O secretário municipal de Turismo, Ronaldo Jason, ressaltou a importância de eventos desse porte para a cidade: “Precisamos captar mais eventos dessa magnitude para Itajaí. Temos uma vocação muito forte para o mundo das águas, e precisamos explorar ainda mais essa vocação.”

O nadador Marcos Andrade, de Brasília, comentou sobre sua experiência na competição: “Eu vim ano passado, gostei muito. A estrutura aqui em Itajaí é excelente, o mar é ótimo para nadar, e os atletas são muito competitivos.”

Com o sucesso do evento, Itajaí reafirma seu papel como um destino de destaque no cenário esportivo e turístico nacional.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Campeonato de Futebol de Areia de Navegantes termina com grandes finais

Futsal: Marcílio Dias perde de virada na estreia da Série Prata