in

Goleiro: a posição mais ingrata do futebol

Já dizia o jornalista Eduardo Galeano na obra Futebol ao Sol e à Sombra: o goleiro sempre tem a culpa. E se não tem, paga do mesmo jeito. O guardião, como também é chamado, tem a função de guardar sua meta como um policial na missão durante 90 minutos. Assiste à partida de longe e qualquer lance pode ser fatal. Um jogador é perdoado após marcar um gol, dar um drible ou deixar a marcação pra trás. O goleiro não.

Apesar da dificuldade da posição, ser goleiro pode torná-lo herói após uma defesa difícil ou uma saída segura. Grandes nomes passaram pelo Marcílio Dias e deixaram sua marca.

Zé Carlos fez parte do elenco do Marinheiro de 1959 até 1970. Além de ser tetracampeão da Liga Itajaiense, fez parte do time campeão do Catarinense de 1963.

Mauro Ferreira defendeu a camisa do Marcílio Dias de 81 até 90. Natural do Rio Grande do Sul, o xerifão fez história na cidade de Itajaí. Mauro estava em campo no título de 84 do Torneio de 60 anos da FCF, foi vice-campeão do Catarinense de 1986 e fez parte do Siri Mecânico, uma das melhores épocas do futebol rubro-anil. Apesar de ser um dos ídolos marcilistas, teve passagens rápidas pelo comando do time, como em 2004 e 2015.

Marcelo Vacaria também sempre estará marcado na história do Marcílio Dias. Ele venceu a Copa Santa Catarina e também a Recopa Sul-Brasileira de 2007 pelo Marinheiro. Porém, um acidente trágico de carro em 2008 colocou um triste fim à sua história.

Hoje, o Marcílio volta a aproveitar a ótima fase dos goleiros. Tom fez parte do elenco do Catarinense 2019 e levou os torcedores ao delírio com as defesas à queima roupa. Em 2020, Belliato ganha espaço no coração do torcedor marcilista com defesas seguras e aparições de gala.

Como dizia Eduardo Galeado, o goleiro está ali para impedir o gol, a festa mais bonita do futebol. “O goleador faz alegrias e o goleiro, o desmancha-prazeres, as desfaz”. Apesar de seu protagonismo, positivo ou negativo, constante, o goleiro é sem dúvidas uma das posições mais importantes do futebol.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Guia para retomada do futebol em Santa Catarina é enviado ao Governo do Estado

Campeonato Catarinense: Governo de SC não autoriza a volta do estadual