O futebol brasileiro tem dificuldade para trabalhos a longo prazo. O resultado parece ser o único argumento para a continuidade do projeto. Em começo de carreira, o treinador Jerson Testoni trabalhou em dois clubes: Brusque (2017 – 2021, somando base, auxiliar e principal) e os últimos 8 meses esteve no Brasil de Pelotas.
Eu era o auxiliar permanente do Brusque e lembro que estávamos em último lugar na Copa SC. Fui efetivado para o restante da competição. Faltavam 8 jogos para acabar a primeira fase e teríamos que ganhar 7 desses 8 jogos, sendo que os 2 próximos eram contra o líder Marcílio Dias. Vencemos os 7 jogos e conseguimos a classificação para semifinal e final e fomos campeões. Assim consegui minha efetivação como treinador dando sequência na carreira.
Entre os feitos como treinador, Jersinho comandou o Brusque campeão da Copa SC (2019), Recopa SC (2020) e o acesso para a Série B do Brasileiro (2020). No Brasil de Pelotas, assumiu o time virtualmente rebaixado em 2021 e conquistou o troféu do interior no Gauchão de 2022, que garante vaga para a Copa do Brasil.
Me preparei muito para me tornar treinador. Fiz o processo correto na minha visão. É claro que no futebol, o mais importante são os resultados. Esses resultados que estão me mantendo dentro desse nível de competição, isso me deixa muito feliz, porque apesar de ser um treinador no início de carreira já tenho um acesso de Série C para B.
A temporada do Xavante tem sido difícil na Série C e o risco de mais um rebaixamento é grande. 70% do elenco semifinalista do Gauchão foi mexido por conta das dificuldades financeiras e os resultados não acontecem. Em comum acordo com a diretoria, Jersinho acertou a saída nesta segunda-feira (30).
O clube passa por um processo de reconstrução e por isso tem dificuldades. Sobre minha saída acho que faz parte do processo quando não vem os resultados, mas estou saindo com a certeza de que realizei um excelente trabalho, principalmente no Gauchão onde com todas as dificuldades conseguimos realizar a melhor campanha dos últimos anos.
Jersinho volta para Santa Catarina nesta semana ainda. Ele tem residência e família em Gaspar. O objetivo é renovar as energias e se preparar para novos desafios.
Sobre meu futuro, espero estar o mais rápido possível em um novo projeto e desafio.
GIPHY App Key not set. Please check settings