Um novo clube despontou no cenário da natação estadual e já está dando o que falar. Com apenas três meses de treinamento, o time de Itajaí já reúne 53 atletas entre as categorias Pré-mirim até Junior 2, que compreendem atletas de 6 a 19 anos. No último final de semana, 5 e 6 de abril, o time conquistou expressivos resultados na 1ª etapa do Festival Estadual Mirim Petiz de Natação, que reuniu 21 clubes do Estado em Blumenau.

Sob o comando dos técnicos Marcos Torres e Danielle Monegat, o Atiradores Natação levou a maior delegação do estado para a competição: 47 atletas. No quadro de medalhas, o clube conquistou a nona posição, com 3 medalhas de ouro, 8 de prata e 10 de bronze, um total de 21 medalhas. Os destaques do Atiradores no campeonato foram Valentina Rosa, na categoria Petiz 2, Arthur da Cruz da Silva, na categoria Petiz 1 e Dudu Cordeiro no Pré-Mirim, com somas de mais de 30 pontos cada para a equipe.
“Os resultados foram dentro do esperado, e mais do que medalhas, o que brilhou foi a vontade de crescer, a presença das famílias torcendo juntas e a certeza de que esse é só o começo. Para os próximos campeonatos, a meta é clara: melhorar ainda mais, como equipe e individualmente” comentou o Atiradores Natação após o campeonato.
Para além do resultado
O Atiradores Natação foi consolidado em novembro do ano passado, por um grupo de pais de alunos que formaram o Instituto Mais Ação, para gerir de forma voluntária o time de natação de rendimento do Clube Atiradores. Desde então, o grupo têm se dedicado a criar um ambiente saudável para o crescimento dos atletas, com foco em muito mais do que os resultados. O secretário do Instituto, Cassiano Neves Almeida, que é cirurgião dentista e professor universitário, comenta que o objetivo do grupo de pais gestores é proporcionar uma prática esportica saudável para as crianças. “Buscamos o esporte como qualidade de vida e promoção da cidadania” comenta.
É claro que a busca por medalhas e bons resultados faz parte. Para tal, o time já está preparado com técnico, auxiliar técnica, psicólogo, fisioterapeuta e médico, na busca de proporcionar a melhor estrutura para as crianças.
Desde o início, os atletas já competiram no CBI, Campeonato de natação em águas abertas, que aconteceu em Itajaí; no águas abertas, no Campeonato brasileiro, no Estadual absoluto, e, mais recentemente, no Festival Estadual Mirim Petiz. Já foram muitas medalhas conquistadas e até atletas que conseguiram o tempo necessário para figurar o índice nacional, como o jovem Arthur da Cruz da Silva, que ocupa a 10ª posição do ranking brasileiro 2025 na prova 200 livre Petiz 1.
Futuro
A equipe não pretende parar tão cedo e já se prepara para a próxima disputa do calendário: o Campeonato Sul-Brasileiro Mirim e Petiz de Natação que acontece no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, entre os dias 08 e 10 de maio.












GIPHY App Key not set. Please check settings