O barco espanhol MAPFRE venceu, nesta sexta-feira (24), a segunda etapa da Volvo Ocean Race, percurso de 7 mil milhas náuticas disputado entre Lisboa, Portugal, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. A equipe precisou de 19 dias, 1 horas e 10 minutos para cruzar a linha de chegada. O Dongfeng Race Team e o Vestas 11th Hour Racing devem completar o pódio ainda nesta sexta-feira.
A equipe com mais campeões olímpicos na regata assume provisoriamente a liderança da Volvo Ocean Race somando a pontuação da primeira etapa, quando os comandados de Xabi Fernández chegaram em segundo.
“É incrível, estamos super felizes, chegamos inteiros, sem paradas e à frente de todos os nossos rivais, não podemos pedir mais”, disse Xabi Fernandez. Ao lado dele, o MAPFRE tem Blair Tuke e Tamara Echegoyen como campeões olímpicos.
O MAPFRE assumiu de vez a liderança após a passagem pelas calmarias dos Doldrums. Uma mudança de bordo mais a sudoeste do que o Dongfeng Race Team foi suficiente para abrir a vantagem confortável.
“Foi uma regata bastante apertada e isso vai ocorrer em todas as etapas. Todos têm boa velocidade e pequenos erros custam caro. Desta vez tivemos a sorte de cometer menos erros do que eles”, contou Xabi Fernandez.
Com a vitória, a equipe soma 8 pontos e com os 6 do segundo lugar na Etapa 1 colocam os espanhóis no topo da classificação geral. Durante a perna, o MAPFRE navegou ao todo 7.886 milhas náuticas a uma velocidade média de 17,3 nós.
O team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, está em quinto lugar bem próximos de Turn the Tide on Plastic e Sun Hung Kai / Scallywag.
GIPHY App Key not set. Please check settings