in

Matheus Gonche disputa os Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022

Trofeu Brasil - Campeonato Absoluto de Natacao, 06 de abril de 2022, Brasil, Rio de Janeiro, RJ. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O nadador olímpico Matheus Gonche começa na próxima segunda-feira (03) sua participação nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai. O atleta de Resende (RJ) compete no segundo dia, na prova dos 50m borboleta, e também integra o revezamento 4x100m medley masculino do Brasil. Na terça-feira (04), ele disputa os 100m borboleta e, na quarta (05), nada os 200m borboleta. 

A competição quadrienal acontece desde 1978 e contará com 15 países, sendo 12 da América do Sul e três da América Central, em 53 esportes. Entre as nações participantes, estão Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

“Estou empolgado com a participação nos Jogos Sul-Americanos. É uma competição tradicional e, com certeza, estou preparado para dar o meu melhor. Fiz os últimos ajustes em todas as provas e quero representar o Brasil da melhor forma possível”, declarou Gonche.

O Brasil deve levar 464 atletas a Assunção. Além de Matheus, também destacam-se os campeões olímpicos Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Arthur Zanetti (ginástica artística). A Cerimônia de Abertura acontece neste sábado, no Estádio Defensores Del Chaco. O evento vai até 15 de outubro.

Matheus Gonche conquistou no dia 15 de setembro duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação. A primeira veio nos 200m borboleta. Depois, na última prova do dia, ele ajudou a equipe do SESI-SP a conquistar o segundo lugar no revezamento 4×100 medley misto, ao lado de Julia Goes, Vinícius Assunção e Etiene Medeiros (3min42s35).

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.

Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.

Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Marcílio Dias joga bem e vence primeira na Copa SC

Rally de regularidade do Transcatarina recebe novo formato para 2023