in

Mudanças na tripulação marcam início da segunda metade da The Ocean Race

The Ocean Race 2022-23 - 16 April 2023, Team Holcim - PRB crew for Leg 4.

A rotação da tripulação está provando ser uma grande característica nesta edição da The Ocean Race. Para a Etapa 4, algumas grandes mudanças de equipe estão em andamento, para duas das equipes em particular.

Estamos praticamente na metade da corrida, com aproximadamente 55% dos pontos ainda restantes, então se você vai fazer algumas mudanças, Itajaí parece um lugar sensato para fazê-lo.

No entanto, costuma-se dizer que, nas corridas offshore, a experiência é tudo. Então, com várias mudanças de equipe na equipe Holcim-PRB, por exemplo, isso torna o líder geral da corrida vulnerável indo para a Etapa 4? Poderia esta ser uma oportunidade para as outras equipes empurrarem o capitão Kevin Escoffier e sua nova formação? Ou corpos e mentes novas se mostrarão positivos para a equipe.

Antes da corrida Itajaí In Port de sexta-feira e da partida da etapa 4 de domingo, aqui está um resumo de quem fez o que mudou em suas listas de tripulantes.


Equipe Holcim-PRB

O atual líder da corrida, Team Holcim-PRB, vê o capitão Kevin Escoffier prestes a zarpar com uma formação de tripulação completamente diferente da Leg 3. Pisando a bordo pela primeira vez estão Annemieke Bes (NED) e Benjamin Schwartz (FRA), enquanto Fabien Delahaye (FRA) passa de tarefas em terra para corridas no barco pela primeira vez.

“Eu escolhi esta tripulação por várias razões”, disse Escoffier. “Primeiro, eu queria ter uma equipe internacional, com culturas diferentes. Em segundo lugar, selecionei o perfil de Fabien porque ele já conhece o barco quando o navegou no final de 2022 de Pointe-à-Pitre no caminho de volta da Route du Rhum – Destino Guadalupe.

“Eu então procurei um membro versátil da tripulação, e o perfil de Annemieke correspondia exatamente ao que eu estava esperando. Ela já fez uma Volvo Ocean Race com uma tripulação, foi atleta olímpica [medalha de prata olímpica, 2008] e é muito forte fisicamente. Para completar a equipe, o perfil de Benjamin Schwartz foi ideal, pois ele tem muitas habilidades, também fez multicascos, e é muito experiente em termos de eletrônica e piloto”, explicou o capitão.

“Como a tripulação é nova, para colocar os marinheiros no balanço das coisas, já lhes enviei documentos antes de sua chegada às especificidades do barco. Enviei-lhes várias folhas que resumem nosso conhecimento do barco e do livro de guarnições que preenchemos enquanto navegamos. Eles também participarão do balanço de desempenho do barco na próxima semana. Isso já está nos permitindo fazer progressos antes da partida na próxima semana.” Georgia Schofield (NZL) volta a bordo como a Repórter a Bordo (OBR).


Bioterma

Há também grandes mudanças na Biotherm, com o capitão Paul Meilhat (FRA) trazendo três novos membros da tripulação. Para a Etapa 4, ele será acompanhado pelo velejador britânico Alan Roberts (GBR), nove vezes participante do circuito francês de Figaro, pela velejadora portuguesa Mariana Lobato (POR), campeã olímpica e campeã mundial de Match Racing de 2013, e pela velejadora francesa Marie Riou (FRA), quatro vezes campeã mundial de Nacra 17, atleta olímpica e vencedora da Volvo Ocean Race 2018 com a Dongfeng Racing Team. Anne Beaugé (FRA) estará de volta a bordo como OBR. Isso significa que o barco Biotherm estará navegando com 2 mulheres e 2 homens como tripulantes de corrida, e 3 mulheres a bordo no total, incluindo o OBR.


Equipe de Corrida da 11ª Hora

Francesca Clapcich (ITA) volta a bordo da 11th Hour Racing Team, tomando o lugar de Justine Mettraux (SUI), parte de sua rotação regular. Jack Bouttell (AUS / GBR) está fazendo a In-Port Race em Itajaí, mas sai do barco para a etapa 4, com o membro da equipe Damian Foxall (IRL) se juntando à tripulação da corrida pela primeira vez. O irlandês é seis vezes veterano da The Ocean Race, com mais de 450.000 milhas náuticas em seu currículo. “Fiquei muito satisfeito quando Charlie me perguntou se eu navegaria a bordo para esta próxima etapa para Newport”, comentou Foxall. “Toda vez que a regata chega a Itajaí, eu naveguei para dentro ou para fora da cidade, então estou muito orgulhoso de estar fazendo isso mais uma vez. Vou entrar em algumas botas grandes e correr ao lado de velejadores fantásticos em toda a frota, mas temos o que acredito ser um dos melhores barcos para esta etapa, então estou ansioso para começar.”

O atleta olímpico Clapcich está ansioso para voltar a bordo do barco. “Já se passaram quase dois meses desde que eu corri a bordo, e eu perdi isso. Estou ansioso para ir, e vamos nos esforçar o máximo que pudermos para subir nessa tabela de classificação. Agora é a nossa hora. Antes de sair de casa, disse à minha mulher: ‘Vamos ganhar esta etapa’, também acho que é bom entrar fresco, sem ter navegado na etapa anterior, que é o que Damian e eu vamos fazer. Esta é uma etapa importante para a equipe, e estou satisfeito por estar a bordo para isso.”


Equipe Malizia

O velejador britânico Will Harris será o capitão da equipe Malizia para a Etapa 4 da The Ocean Race, assumindo o papel pela segunda vez na corrida de volta ao mundo. A nova adição à equipe internacional é o marinheiro offshore francês Christopher Pratt (FRA). Ele substituirá Boris Herrmann que, como planejado, está fora da corrida de Itajaí a Newport. Pratt tem uma vasta experiência na IMOCA em vários projetos no circuito de corridas francês. “Estou muito feliz por me juntar à equipe Malizia na próxima etapa da The Ocean Race”, disse o francês de 42 anos. “Participar desta corrida é um sonho de infância que se torna realidade. Tenho acompanhado a corrida muito de perto desde o início e ainda mais durante a última etapa. Estou impressionado com o empenho e a resiliência da tripulação ao vencer a etapa mais longa da corrida. Estou realmente ansioso para me juntar à equipe em Itajaí e farei o meu melhor para trazer minha experiência e entusiasmo para a tripulação.”


GUYOT environnement – Equipa Europa

GUYOT environnement – A Team Europe está a ficar com a mesma equipa que partiu para a Etapa 3. Isso não estava originalmente no plano, mas após a aposentadoria do barco da Leg 3, o capitão Benjamin Dutreux e a equipe decidiram que seria melhor manter a continuidade da tripulação da etapa anterior. A maioria da tripulação aproveitou a oportunidade para descansar e se recuperar em casa, então eles tiveram algumas boas semanas para recarregar as energias e se preparar para um forte desempenho no Atlântico. “Mal podemos esperar para começar a correr”, disse Dutreux. “Esta é uma etapa interessante para a maioria de nós, pois normalmente não navegamos pelo lado oeste do Atlântico, então haverá muito a aprender e experimentar para nós.”

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Conheça 10 curiosidades sobre os barcos da The Ocean Race

Saiba os detalhes da Regata In-Port que acontece nesta sexta-feira em Itajaí