in , , , ,

Quantos seguidores tem o seu time catarinense?

Confira o Ranking de seguidores dos clubes de SC

As redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de interação e informação. No futebol, os clubes têm investindo pesado em conteúdos nas mídias digitais e ampliando a forma de se comunicar com o torcedor. O engajamento apaixonado nas vitórias e nas derrotas movimentam milhares de publicações, transformadas em milhões de visualizações. Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Tik Tok são as principais redes exploradas pelo futebol.

Ranking dos clubes de SC:

Seguidores dos clubes catarinenses nas principais redes. Números de 1º de Outubro 2023 – parte 1
Seguidores dos clubes catarinenses nas principais redes. Números de 1º de Outubro 2023 – parte 2

Em grande fase esportiva nos últimos anos, o Brusque está perto dos 100 mil seguidores no Instagram. Com quase 90 mil, ano que vem disputando a Série B é muito provável que o Brusque alcance os três dígitos.

O carro chefe do Brusque é o Instagram. A gente usa mais o Instagram do que o site para comunicar. As pessoas procuram no Instagram as informações.

Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque

Lara Vantzen começou a trabalhar no Brusque como estagiária em 2019. O objetivo inicial era informar o torcedor.

As pessoas na arquibancada ficavam assim, quem é aquele 6, pô o 8 não tá jogando nada. E eu pensava, eles têm nome. Olhava no Instagram dos outros clubes e pensava, tem escalação, vou começar a botar a escalação no nosso Instagram. Meu principal objetivo era deixar o torcedor informado. Dia de jogo, onde vai ser, horário, escalação. Tive essa liberdade.

Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque

Em 2019 o Brusque tinha apenas 11 mil seguidores e poucas publicações no Instagram. No Twitter mil seguidores e também andava devagar.

O maior desafio foi no Twitter. É aquela parada mais informal. O minuto a minuto foi uma inspiração na Millena que fazia no Marcílio.

Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque

Falando em Marcílio, o Marinheiro ganhou muita exposição com a conquista da Copa SC de 2022 e disputa da Copa do Brasil.

Cobertura em tempo real, jogos, bastidores. Os bons resultados ajudaram. O futebol é movido pela paixão. Aquele foi o momento de maior pico de emoção dos Marcilistas. Eles queriam ver, rever, comentar e compartilhar. A cobertura antes, durante e pós foi essencial. Nosso pico foi na classificação da Copa do Brasil quando tivemos 6 milhões de impressões.

Carla Moreira – Marketing e Social Media do Marcílio

Campeão Catarinense neste ano, o Criciúma teve aumento no engajamento em suas redes sociais.

Muito positivo. Aumentamos consideravelmente nosso engajamento em virtude da conquista. Utilizamos as redes para mostrar o que acontece dentro do clube. Criamos conteúdos positivos que gerem engajamento com o torcedor.

Viviani Olimpio – Gerente de Marketing do Criciúma

Em maio de 2023, o Criciúma tinha 147 mil seguidores no Instagram. Em Outubro de 2023 são mais de 235 mil. O Tigre ganhou 88 mil seguidores em 5 meses. Também houve crescimento no Tik Tok e Youtube.

E quando perde?

Então, é uma boa pergunta, porque quando perde, o torcedor gosta de deixar alguns comentários, e isso também gera engajamento nos números finais, mas aí temos que saber filtrar o que foi válido e o que não foi. Quando ganha, o torcedor tende a não comentar mais de uma vez, mas em compensação, as curtidas, envios e salvamentos das postagens se tornam maiores.

Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque

Então, nosso engajamento nas derrotas é alto também. Por ser mais polêmico, dependendo da forma como perdeu. Pessoal comenta, comenta, comenta e a rede social entende que aquele conteúdo que têm muitos comentários é bom e entrega para mais pessoas.

Carla Moreira – Marketing e Social Media do Marcílio

Assim como qualquer torcedor, quando seu time perde, os seguidores ficam incomodados e demonstram sua insatisfação momentânea. Poucos são totalmente desacreditados. A maioria demonstra sua tristeza, mas continua apoiando o time.

Viviani Olimpio – Gerente de Marketing do Criciúma

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Zé Eduardo tem o melhor início entre os recentes camisas 9 do Marcílio

Marcílio ganhou 30 mil seguidores no último ano e milhões de impressões