As redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de interação e informação. No futebol, os clubes têm investindo pesado em conteúdos nas mídias digitais e ampliando a forma de se comunicar com o torcedor. O engajamento apaixonado nas vitórias e nas derrotas movimentam milhares de publicações, transformadas em milhões de visualizações. Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Tik Tok são as principais redes exploradas pelo futebol.
Ranking dos clubes de SC:
Em grande fase esportiva nos últimos anos, o Brusque está perto dos 100 mil seguidores no Instagram. Com quase 90 mil, ano que vem disputando a Série B é muito provável que o Brusque alcance os três dígitos.
O carro chefe do Brusque é o Instagram. A gente usa mais o Instagram do que o site para comunicar. As pessoas procuram no Instagram as informações.
Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque
Lara Vantzen começou a trabalhar no Brusque como estagiária em 2019. O objetivo inicial era informar o torcedor.
As pessoas na arquibancada ficavam assim, quem é aquele 6, pô o 8 não tá jogando nada. E eu pensava, eles têm nome. Olhava no Instagram dos outros clubes e pensava, tem escalação, vou começar a botar a escalação no nosso Instagram. Meu principal objetivo era deixar o torcedor informado. Dia de jogo, onde vai ser, horário, escalação. Tive essa liberdade.
Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque
Em 2019 o Brusque tinha apenas 11 mil seguidores e poucas publicações no Instagram. No Twitter mil seguidores e também andava devagar.
O maior desafio foi no Twitter. É aquela parada mais informal. O minuto a minuto foi uma inspiração na Millena que fazia no Marcílio.
Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque
Falando em Marcílio, o Marinheiro ganhou muita exposição com a conquista da Copa SC de 2022 e disputa da Copa do Brasil.
Cobertura em tempo real, jogos, bastidores. Os bons resultados ajudaram. O futebol é movido pela paixão. Aquele foi o momento de maior pico de emoção dos Marcilistas. Eles queriam ver, rever, comentar e compartilhar. A cobertura antes, durante e pós foi essencial. Nosso pico foi na classificação da Copa do Brasil quando tivemos 6 milhões de impressões.
Carla Moreira – Marketing e Social Media do Marcílio
Campeão Catarinense neste ano, o Criciúma teve aumento no engajamento em suas redes sociais.
Muito positivo. Aumentamos consideravelmente nosso engajamento em virtude da conquista. Utilizamos as redes para mostrar o que acontece dentro do clube. Criamos conteúdos positivos que gerem engajamento com o torcedor.
Viviani Olimpio – Gerente de Marketing do Criciúma
Em maio de 2023, o Criciúma tinha 147 mil seguidores no Instagram. Em Outubro de 2023 são mais de 235 mil. O Tigre ganhou 88 mil seguidores em 5 meses. Também houve crescimento no Tik Tok e Youtube.
E quando perde?
Então, é uma boa pergunta, porque quando perde, o torcedor gosta de deixar alguns comentários, e isso também gera engajamento nos números finais, mas aí temos que saber filtrar o que foi válido e o que não foi. Quando ganha, o torcedor tende a não comentar mais de uma vez, mas em compensação, as curtidas, envios e salvamentos das postagens se tornam maiores.
Lara Vantzen – Assessora de Imprensa e Social Media do Brusque
Então, nosso engajamento nas derrotas é alto também. Por ser mais polêmico, dependendo da forma como perdeu. Pessoal comenta, comenta, comenta e a rede social entende que aquele conteúdo que têm muitos comentários é bom e entrega para mais pessoas.
Carla Moreira – Marketing e Social Media do Marcílio
Assim como qualquer torcedor, quando seu time perde, os seguidores ficam incomodados e demonstram sua insatisfação momentânea. Poucos são totalmente desacreditados. A maioria demonstra sua tristeza, mas continua apoiando o time.
Viviani Olimpio – Gerente de Marketing do Criciúma
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