Engana-se quem ainda acredita que o rali de regularidade é um esporte para poucas pessoas. Em todas as regiões do País existem apaixonados pelo fora-de-estrada ávidos por competição de alto nível técnico e logístico. Opções têm muitas, mas são poucos os eventos desta modalidade capazes de se sustentar de forma que ofereçam comodidade e competitividade no decorrer dos anos. E isso, devido a falta de patrocínio que, muitas vezes, são voltados para um único esporte: o futebol.
O Transcatarina – organizado pela SC Racing – completará em 2017 nove anos de história… E a cada ano tem se superado. O diretor geral da empresa, Edson João da Costa, afirma que, assim como os demais promotores de rali, passa por muitas dificuldades, mas o seu diferencial é pensar, em primeiro lugar, no competidor. “Estamos atentos a todos os detalhes. Nossa prova tem quatro dias e não podemos falhar. Os participantes saem de suas casas para se divertirem, e não querem ter dor de cabeça; sua única preocupação é com o pódio. Passamos 12 meses do ano pensando no que podemos proporcionar de melhor a essa galera aventureira e que confia em nós. Esse tem sido o nosso segredo de sobrevivência”, revelou Costa.
O 9º Transcatarina será realizado de 11 a 15 de julho, e tem expectativa de receber cerca de 250 carros (em torno de 700 pessoas), que estarão distribuídos nas categorias Máster, Graduados e Turismo, além das categorias de passeio: Passeio Radical e Adventure. As inscrições estão abertas e são feitas através do site www.transcatarina.com.br.
Em oito anos de história, o Transcatarina montou acampamento em 22 cidades, reuniu cerca de 7.500 pessoas (entre participantes e organização), e foi responsável por movimentar a economia dos municípios por onde passou em mais de R$ 20 milhões. Sem falar da exposição de imagem do Estado de Santa Catarina e na divulgação do turismo local. Ainda, mesmo que em meio às complicações de conquistar patrocínios e apoio para a realização do evento, aproximadamente 25 empresas confiaram no potencial do Transcatarina.
Acreditar e aproveitar oportunidades
Desde 1994 no Brasil, a empresa coreana Hankook Tire do Brasil reconhece a importância do Transcatarina dentro do cenário off-road, uma vez que seu mercado de pneus está ligado diretamente com este público consumidor. O marketing da empresa, Felipe Castro, afirmou que o posicionamento seguro e competente da SC Racing faz com que novos adeptos surjam a cada temporada, pois essa é uma oportunidade de entrar em contato com um mundo desconhecido no dia a dia. “O rali é uma aventura e experiência capaz de marcar a vida das pessoas, de fazer florescer novas amizades e de dar exemplo de superação”, destacou Castro.
Por sempre ter o grid lotado, a Hankook enxerga no Transcatarina a oportunidade de colocar seus produtos à verdadeiras provas de fogo, avaliando o julgamento dos competidores. “O desejo deste público é a nossa visão como empresa. Equipamentos de qualidade, testados e aprovados pelos usuários durante os certames, interfere diretamente nas decisões tomadas durante a disputa. Eles estão relacionados ao resultado, então, caberá ao off-roaders observar qual é o melhor produto disponível no mercado. Acreditamos e apoiamos o Transcatarina para mostrar que somos a melhor opção no assunto pneus, seja no rali quanto diariamente nos veículos convencionais”, encerrou.
Com base neste pensamento a Hankook cresceu 18,7% em 2016, na contramão do mercado com um todo (marcas nacionais e importadas) que teve retração de 9,1%.
O 9º Rally Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, Hankook Pneus e Governo de Santa Catarina. Apoio de Gatos & Atos, SFI Chips, WB 4×4, Lave Bem Lavanderia, Posto Maçã, Floripa Textil, Grupo Gratt, Trilha SC, Ekron Guinchos, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Prefeitura Municipal de Canoinhas e Prefeitura Municipal de Itajaí
Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing
GIPHY App Key not set. Please check settings