Confira a transmissão completa da Regata In Port (Espere carregar o vídeo)
https://www.facebook.com/RecordNewsSC/videos/2087814584592373/
O barco espanhol MAPFRE conseguiu, nesta sexta-feira (20), em Itajaí (SC), mais uma vitória na série de regatas In-Port Race, campeonato paralelo de provas que valem para o desempate na Volvo Ocean Race.
A equipe vermelha, que subiu ao pódio em todas as etapas, não deu chances aos outros cinco adversários e cruzou em primeiro lugar. A vantagem para o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, foi de 43 segundos. Em terceiro lugar ficou o Dongfeng Race Team, que teve o brasileiro Márcio Santos, campeão da Copa de 1994 como convidado a bordo.
“Foi uma boa regata para nós hoje, desde o início, mas a chave para a vitória foi poder passar a AkzoNobel no primeiro vento de popa”, disse o campeão olímpico Xabi Fernández. ”A partir daí ampliamos a vantagem”.
O resultado mantém os espanhóis em primeiro lugar no campeonato paralelo das In-Ports Races com 44 pontos. O Dongfeng Race Team tem 39 e o AkzoNobel tem 36. O MAPFRE ganhou outras duas provas nessa temporada: Alicante (Espanha) e Ghangzou (China).
”Ser o líder da série é sempre bom. Sabemos o como é apertada a classificação geral, onde estamos apenas um ponto atrás do Dongfeng, por isso isso pode ser importante no final de tudo”, contou Xabi Fernández.
A equipe do AkzoNobel, da Martine Grael, ficou em segundo lugar em Itajaí. A campeã olímpica foi muito festejada pelos fãs brasileiros, que lotaram a Vila da Regata. Mais de 300 mil pessoas já passaram pelo local desde 5 de abril. ”Estou super feliz em competir no Brasil ao lado da minha torcida. Na In-Port conseguimos uma largada boa e uma disputa acirrada com a MAPFRE”.
A bordo do Dongfeng Race Team estava o tetracampeão Marcio Santos, que foi o convidado do barco chinês na regata. ”Foi uma experiência incrível. O barco anda muito rápido e a adrenalina a bordo é enorme”.
O Team Brunel teve problemas na perna de popa (vento a favor). A vela usada para impulsionar mais o barco no vento forte enrolou e a equipe holandesa caiu para último.
A In-Port teve seis pernas de aproximadamente 2 milhas cada e o MAPFRE fez a prova em 54min56. O percurso utilizado foi de barla-sota, ou seja, vai contra e volta a favor do vento. Segundo a organização, os ventos variaram de 10 a 12 nós.
Agora o próximo compromisso das equipes é a largada para Newport, Rhode Island, marcada para domingo (22), às 14h. Os sete barcos devem correr a prova de 5.600 milhas náuticas.
GIPHY App Key not set. Please check settings